27 de junho de 2022
Cidades

Projeto na Alego prevê criação de farmácias populares para pets

Humberto Aidar é o autor da proposta. (Foto: Divulgação)
Humberto Aidar é o autor da proposta. (Foto: Divulgação)

Um projeto em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) propõe criar farmácias populares para animais de estimação. O texto é de autoria do deputado Humberto Aidar (MDB) e está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

O dispositivo permite que o governo estadual construa as unidades, além de garantir um programa para aquisição dos medicamentos e tratamento veterinário de forma barateada.

O sistema se inspira no programa Farmácia Popular, do governo federal, que é destinado à saúde humana. Além disso, as farmácias devem contar com médico veterinário devidamente credenciado pelos órgãos competentes.

Continua após a publicidade

De acordo com o autor do texto, o programa serve também para sanar problemas de zoonoses no meio urbano, em que famílias carentes sofrem com doenças causadas por protozoários.

“A maioria delas possui animais domésticos em casa, mas não detém recursos suficientes para tratar de forma adequada, principalmente com medicamentos, vacinas, além de outros insumos necessários”, justifica Aidar.