16 de abril de 2024
DIGNIDADE MENSTRUAL

Programa Farmácia Popular: retirada de absorventes pode ser feita nas farmácias credenciadas

Cada pessoa pode retirar 40 unidades de absorventes higiênicos a cada 56 dias
Para realizar a retirada, a beneficiada deve levar um documento de identificação oficial com foto e número do CPF. (Foto: Agência Brasil)
Para realizar a retirada, a beneficiada deve levar um documento de identificação oficial com foto e número do CPF. (Foto: Agência Brasil)

O Programa Farmácia Popular disponibilizou, em quase 2 mil farmácias goianas, absorventes de graça para mulheres entre 10 e 49 anos em situação de vulnerabilidade. O programa é destinado para pessoas abaixo da linha da pobreza e matriculadas em escolas públicas, em situação de rua ou vulnerabilidade extrema. São 1.818 farmácias credenciadas em 213 municípios.

É considerada situação de vulnerabilidade extrema, pessoas com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. Além disso, mulheres inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) também fazem parte do Programa Farmácia Popular.

Os absorventes podem ser retirados em qualquer farmácia credenciada no Programa Farmácia Popular e cada pessoa pode retirar 40 unidades de absorventes higiênicos para utilizar nos ciclos menstruais, a cada 56 dias. Em caso de adolescentes menores de 16 anos, um responsável legal que deve retirar o item.

O que levar para retirar o absorvente?

Para realizar a retirada, a pessoa beneficiada pelo Programa Farmácia Popular deve levar um documento de identificação oficial com foto e número do CPF, ou então a identidade com o número de cadastro. A beneficiada deve ter em mãos também a “Autorização do Programa Dignidade Menstrual”, disponibilizada no aplicativo Meu SUS Digital.

O documento pode ser levado pelo celular ou impressa, com validade de 180 dias.

Mais informações sobre o Programa Farmácia Popular podem ser obtidas pelo telefone 136 do Disque Saúde. Caso haja dificuldade em acessar o aplicativo ou emitir a autorização do programa, a beneficiada deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde serão orientadas sobre como emitir.

A lista de farmácias credenciadas para retirada de absorventes no Programa Dignidade Menstrual pode ser acessada no site do governo.


Leia mais sobre: / / / / / / / Notícias do Estado

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.