21 de julho de 2024
CENTRO DE GOIÂNIA • atualizado em 04/03/2024 às 17:03

Programa Centraliza será debatido em audiência pública na terça (5) e pode ter mais emendas

Evento organizado pela CCJ vai avaliar detalhes do plano que promete requalificar o Centro de Goiânia; anseio é antigo, mas projetos não avançam ao longo das gestões
Programa que vai revitalizar o Centro será debatido na terça foto Jucimar de Souza/Secom Goiânia
Programa que vai revitalizar o Centro será debatido na terça foto Jucimar de Souza/Secom Goiânia

Uma audiência pública sobre o Programa Centraliza vai ser realizada na terça-feira (5), às 18h30, e o programa pode sofrer emendas. A intenção é debater e avaliar o projeto de lei com ações do programa que contém um plano de requalificação do Centro de Goiânia, proposto pelo prefeito Rogério Cruz. A audiência é organizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia, será no auditório do Sesc do Centro.

A audiência foi proposta pelo presidente da CCJ, vereador Henrique Alves (MDB), em parceria com a vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), relatora do projeto no Legislativo. Foram convidados representantes da sociedade civil, setor cultural, entidades do setor produtivo, fórum empresarial, associações, sindicatos, além de grupos de empreendedores locais.

Mais emendas

Sabrina Garcês disse ao Diário de Goiás que vai colher subsídios na audiência para apresentar mais emendas ao projeto original, se entender que é o caso. Ela já preparou duas emendas, ambas relativas à ampliação de prazos para isenção de impostos em relação ao projeto original. “As duas emendas já definidas ampliam os prazos de isenção e descontos para os casos de revitalização e retrofit (restauração para o original)”, explica.

Para a parlamentar, o maior problema enfrentado pelo projeto até o momento é a falta de comunicação a respeito. Isso, gera, na opinião de Sabrina, desmobilização. Com a questão em mente, ela foi às ruas do Centro de Goiânia na tarde desta segunda (4) para convidar moradores e empresários para a audiência.

“O propósito desta audiência é reunir elementos técnicos e jurídicos para fundamentar as decisões da Câmara e também possibilitar a participação dos cidadãos nas deliberações relacionadas ao tema”, afirma ela.

Eixos temáticos

O Programa Centraliza já está em andamento. Ele é dividido em sete eixos temáticos, com o objetivo de promover ações voltadas à moradia, lazer, trabalho, comércio, educação e investimentos. A iniciativa visa solucionar problemas de segurança pública, infraestrutura, mobilidade, bem-estar, lazer e convivência, falta de atrativos e ausência de pessoas.

Entre as ações está um novo conceito de área azul, a implantação de câmeras de segurança e a criação e revitalização das ciclofaixas. Além disso, constam a revitalização da sinalização turística, a ativação do teleférico do Mutirama e ainda a revitalização dos prédios em Art Déco. Também está prevista a requalificação dos mercados municipais, a realização de atividades esportivas tais como corridas de rua e passeios ciclísticos aos domingos, além da modernização da iluminação e da remoção de fios irregulares, já iniciada.


Leia mais sobre: / / Goiânia

Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.