O Programa Brilha Goiânia, implementado pela Prefeitura de Goiânia na capital em março deste ano para modernização da iluminação pública e sustentabilidade e eficiência energética, ficou em 3º lugar na Premiação de Parcerias Público-Privadas (PPP) e Infraestrutura de 2025, da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE).
A iniciativa goiana ficou no top 3 entre 113 projetos analisados pelo júri internacional. Do total de projetos, 61 foram pré-selecionados e apenas cinco escolhidos como finalistas. O prêmio foi entregue na manhã desta sexta-feira (16), em Belgrado, na Sérvia, durante o 9º Fórum Internacional de PPPs.
Pioneira no país
A capital goiana é a primeira a ter uma Parceria Público Privada de Cidades Inteligentes finalista e reconhecida com um prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. O júri internacional da ONU avalia cinco critérios para chegar aos vencedores: acesso e equidade, eficácia econômica, sustentabilidade ambiental, governança institucional e impacto replicável e escalável.
“Esse reconhecimento da ONU reforça que estamos no caminho certo. A PPP Cidade Inteligente é um projeto transformador, que une inovação, sustentabilidade e mais segurança para a população. Já implantamos mais de 28 mil luminárias de LED e vamos seguir avançando para fazer de Goiânia uma cidade referência em tecnologia e qualidade de vida”, destacou o prefeito Sandro Mabel.
O projeto desenvolvido pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), executado pelo Consórcio Brilha Goiânia. Leonardo Santos, fundador e diretor do IPGC, esteve presente no evento e ressaltou a importância do reconhecimento. “Foi uma sensação extraordinária ter o Brasil em terceiro lugar entre os melhores projetos do mundo. Entre todas as Américas, seja do Norte, Central ou do Sul, fomos os únicos selecionados pela ONU. Estamos gratos porque o IPGC e Goiânia estão no caminho certo com esse reconhecimento global. Em breve a população sentirá as melhorias na cidade”, disse.
Projeto Brilha Goiânia
A PPP Cidade Inteligente já está em operação, integrando iluminação pública, telecomunicações e geração de energia solar. Entre os principais avanços, já foram instaladas mais de 28 mil luminárias de LED, parte do total de 178 mil previstas, além de 853 km de fibra óptica, 1.828 câmeras de videomonitoramento, 75 pontos de Wi-Fi gratuito, 12 milhões de kWh/ano de energia solar, totens de emergência e catracas inteligentes em implantação.
Além da modernização da iluminação e do acesso à internet, a PPP também busca o fortalecimento da segurança pública, democratização da conectividade, investimentos em energia limpa e descarbonização, proteção da comunidade escolar e estabelecimento de uma base para a entrega de novos serviços públicos digitais e gratuitos à população.
Leia mais sobre: ONU / Programa Brilha Goiânia / Projeto Cidade Inteligente / Reconhecimento Internacional / Cidades