Trinta e uma notas acima de 900 obtidas por alunos na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Esse foi o resultado do trabalho da professora de Língua Portuguesa da rede estadual de Educação, Dayanny Marins Coelho. Há 13 anos na profissão, a mestre foi reconhecida pelo Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, em solenidade que premiou alunos e professores que alcançaram pontuação acima de 980 na avaliação do Enem, no Estado.
Dayanny leciona a disciplina de Redação no Cepi Sylvio de Mello, em Morrinhos, há dois anos, desde que foi aprovada no concurso da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Ao Diário de Goiás, a professora contou o segredo para conquistar 31 alunos nota 900: “Acredito que é esforço do trabalho de uma equipe. Busquei trabalhar com os alunos de forma detalhada o passo a passo da redação nota mil do Enem. Trabalhando sempre as competências que o Enem cobra e repertórios”, relatou.
Para além da estrutura técnica que a redação do exame exige, Dayanny se preocupou em preparar os alunos para tratar sobre temas diversos, e para que fossem capazes de discorrer sobre problemáticas sociais com embasamento teórico. “A estrutura rapidinho eles aprendem. Eu acredito que o segredo é trabalhar os repertórios críticos, dos temas críticos, que a gente sabe que estão tachados. De desigualdade social, preconceito, discriminação, bullying”, destacou a professora.
Diferenciais
Entre as estratégias utilizadas, adicionada à prática da escrita, que exigia dos alunos quatro redações por mês, a professora destaca os materiais fornecidos pela Seduc como primordiais nesse processo. “Nós trabalhamos o material da Seduc de ponta a ponta. A Seduc disponibiliza o material chamado “Redação Nota Mil”. De fevereiro até novembro, todo mês a Seduc disponibilizava um novo material”, acrescentou.
A professora premiada afirma que outro detalhe crucial para o bom rendimento dos alunos foi o entendimento do raciocínio crítico que o Enem exige. “Busquei fazer com que eles entendessem o que era. Que o tema do Enem é sempre um problema social, e que eles precisavam encontrar os fatores que causavam esses problemas. Diante desses fatores, eles achariam as teses”, ressaltou.
Para ela, esse foi o grande diferencial para os resultados positivos conquistados pelos seus 31 alunos. “Trabalhei com eles repertórios e as características da redação nota mil. Para que fizesse com que eles, quando olhassem o tema, já ficassem tranquilos, sabendo o que eles iam utilizar, que eles não estavam sozinhos, que eles já tinham repertórios para aquilo”, pontuou Dayanny.
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