10 de agosto de 2022
Soluções

Primeiro plano de mobilidade urbana é elaborado por Senador Canedo

Projeto tem o objetivo de propor soluções e novas formas de melhorar o deslocamento pela cidade
PlanMob tem como objetivo trazer melhorias para a mobilidade urbana de Senador Canedo. Foto: Divulgação
PlanMob tem como objetivo trazer melhorias para a mobilidade urbana de Senador Canedo. Foto: Divulgação

O primeiro plano de mobilidade urbana desde a emancipação de Senador Canedo, visa estudar e propor novas formas de deslocamento pela cidade. O projeto tem como base a mobilidade urbana do município e novas propostas para locomoção de diferentes formas, a pé, de bicicleta, ônibus, carro ou veículos de carga, incluindo a circulação de todos.

O PlanMob Senador Canedo, como foi batizado o projeto, está sendo elaborado por meio da Secretaria de Segurança Públcia e Mobilidade Urbana (SSPMU) em parceria com Instituto Federal de Goiás- Câmpus Goiânia (IFG). As etapas de trabalho já estão sendo conduzidas pelo IFG.

O convênio com o Instituto Federal Goiano estabelece a execução de quatro notas técnicas apresentadas em duas audiências. A primeira nota referiu-se ao plano de trabalho para execução do PlanMob, e contou com a participação da população canedense na audência pública, realizada na Câmara Municipal de Senador Canedo.

Continua após a publicidade

A segunda nota técnica contou com dados secundários, referentes a estatísticas, cartografias e bibliografias a serem usadas no projeto. Além disso, também foram levantadas informações socioeconômicas e de mobilidade apresentadas na segunda audiência pública. Ainda serão realizadas mais duas audiências ao longo dos trabalhos, de modo a ouvir as demandas da população.

A professora do IFG e coordenadora do projeto, Luciana Araújo Azêvedo, afirma que o PlanMob vai trazer soluções a longo prazo que afetarão a economia e o desenvolvimento da cidade. “A cidade, com o plano, irá crescer de forma organizada, principalmente em relação aos seus deslocamentos, irá reduzir as desigualdades e vai promover uma maior inclusão social. O plano só tende a aprimorar a mobilidade urbana de Senador Canedo. E um dos princípios do PlanMob é dar prioridade aos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual, bem como dos não motorizados sobre os motorizados, prática que vem sendo adotada nas mais diversas cidades desenvolvidas ou em desenvolvimento no mundo todo”, destaca.

Paralelamente ao PlanMob está sendo feita, também, a revisão do plano diretor da cidade. Os projetos, em alguns pontos, se interconectam no que diz respeito à mobilidade urbana. O plano de mobilidade urbana de Senador Canedo será apreciado em votação no legislativo em 10 meses, no final dos trabalhos.

Continua após a publicidade