18 de abril de 2024
Campanha

Primeiro dia de vacinação contra dengue tem 1.133 doses aplicadas em Goiânia

A Saúde da capital recebeu 34.234 doses da vacina Qdenga para imunização de crianças de 10 a 11 anos. Veja pontos de vacinação
Goiânia recebeu 34.234 doses da Qdenga para esta primeira etapa de vacinação. Foto: SMS Goiânia/ Jucimar de Sousa
Goiânia recebeu 34.234 doses da Qdenga para esta primeira etapa de vacinação. Foto: SMS Goiânia/ Jucimar de Sousa

No primeiro dia de vacinação contra a dengue em Goiânia, na última quinta-feira (15), 1.133 doses da Qdenga foram aplicadas na capital. Nesta primeira etapa, o público-alvo são crianças de 10 e 11 anos.

Para o primeiro dia da campanha, a Prefeitura de Goiânia considera que a adesão foi dentro do esperado, levando em conta a realização da mobilização logo após um feriado prolongado. Inicialmente, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) recebeu 34.234 doses da vacina Qdenga. A segunda dose deve ser aplicada três meses após a inicial. Para quem teve a doença recentemente, é necessário aguardar seis meses para se imunizar.

A campanha de imunização das crianças contra a dengue continua no fim de semana, no sábado (17) e domingo (18) em quatro salas de vacinas: nos setores Pedro Ludovico, Urias Magalhães, Novo Horizonte e Jardim América. O horário de funcionamento especial é das 8h às 17h. A disponibilidade durante o fim de semana, conforme a SMS, tem objetivo de facilitar o acesso das pessoas que não podem comparecer às unidades de saúde durante a semana.

Especificações da vacina

A vacina Qdenga foi desenvolvida pela farmacêutica japonesa Takeda e registrada no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em março de 2023. O imunizante protege contra quatro sorotipos vivos do vírus da dengue: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4.

Conforme as recomendações do Ministério da Saúde, a faixa etária definida para inicio da campanha (10 e 11 anos de idade) foi escolhida por ser a faixa etária com maior agravamento da doença.

Balanço da vacinação

Das 1.133 doses de Qdenga aplicadas na última quinta-feira (15), 228 são de unidades de saúde do Distrito Sanitário Leste, 207 do Sul, 193 do Sudoeste, 160 do Distrito Campinas/ Centro, 120 do Noroeste, 113 do Oeste, além de 112 doses aplicadas pelas unidades do Distrito Norte.

Atualmente, Goiânia conta com 72 pontos de vacinação distribuídos em todas as regiões da cidade para atender ao público-alvo durante a semana. Além da disponibilidade de se vacinar contra a dengue, as salas também oferecem vacinas contra a Covid-19 e as vacinas de rotina. É necessário apresentar documento com foto e caderneta de vacinação, com acompanhamento dos pais ou responsáveis para as crianças.

Confira abaixo o endereço das unidades de saúde com salas de vacinas disponíveis aos finais de semana:

  • Centro Municipal de Vacinação (CMV): Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico;
  • Ciams Urias Magalhães: Entre as ruas Guajajara, Caritos Madeiras e Paranaíba, s/n, Setor Urias Magalhães;
  • Ciams Novo Horizonte: Avenida Engenheiro José Martins, Quadra 55, s/n, Setor Novo Horizonte;
  • Ciams Dr. Domingo Viggiano: Praça C-201, s/n, Setor Jardim América.

Leia mais sobre: / / / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.