24 de junho de 2024
Destaque • atualizado em 04/10/2021 às 07:48

Previsão do tempo: saiba se vai chover em Goiás nesta semana

Para o começo de outubro, chuvas irregulares em Goiás, de acordo com a previsão do tempo (Foto: Arquivo DG)
Para o começo de outubro, chuvas irregulares em Goiás, de acordo com a previsão do tempo (Foto: Arquivo DG)

Após longo período de estiagem e sem chuvas na previsão do tempo, a chuva em Goiás aos poucos vai dando suas caras com mais regularidade. No momento, a tendência é de pancadas isoladas em algumas regiões, mas com o avançar de outubro, elas irão se tornando mais regulares, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

Na capital, existe previsão do tempo é de pancada isolada de chuva para esta segunda-feira (04/10), porém, o dia será quente com temperatura máxima podendo chegar à 36º. “A combinação calor e umidade propicia a formação de sistemas convectivos (pancadas de chuvas), com isso teremos ainda chuvas irregulares”, pontua o diretor do Cimehgo, André Amorim.

Para o estado, a previsão para a semana é de  de sol entre nuvens, as temperaturas máximas elevadas, o avanço de frentes frias vindas da região sul do país rumo a região sudeste do Brasil, vai influenciar o nosso Estado com o transporte de umidade, sendo que a combinação calor e umidade possibilita a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas de intensidade de leve a forte com rajadas de vento, raios e eventualmente granizo, de acordo com o Cimehgo. 

Previsão do tempo indica maior regularidade na segunda quinzena de outubro

Os prognósticos do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) constam chuvas a partir da segunda quinzena de outubro, com acentuação mais regular em novembro. 

Repare no mapa abaixo que a coloração azul indica previsão do tempo com chuvas em baixa intensidade ao longo de todo o Estado para o mês de outubro. No segundo gráfico, na sequência, a coloração já muda.

No gráfico abaixo, que indica a previsão do tempo e de chuvas para outubro, a coloração azul é bem mais acentuada, indicando maior regularidade e mais intensidade de chuvas para o mês de novembro. Confira abaixo:


Leia mais sobre: Cidades / Destaque

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.