27 de maio de 2024
Chuva forte e calor • atualizado em 24/02/2023 às 16:30

Previsão do tempo aponta risco de potenciais tempestades no Estado, neste sábado (25)

As chuvas prometem ser mais fortes na região sudeste do Estado, com risco de tempestades em 29 municípios goianos, conforme o Cimehgo
O fim de semana será de calor combinado com pancadas de chuva.Foto: Altair Tavares/DG
O fim de semana será de calor combinado com pancadas de chuva.Foto: Altair Tavares/DG

O sábado (25) promete ser de fortes chuvas e muito calor para os goianos, principalmente na região sudeste do Estado. De acordo com a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), há risco de potenciais tempestades em 29 municípios.

O prognóstico produzido com base em imagens de satélites, demonstra que, embora o fluxo de nebulosidade vindo da região Norte do país esteja perdendo força, o cenário de altas temperaturas mais umidade favorece as tempestades.

Os municípios com risco potencial de tempestade são: Adelândia, Americano do Brasil, Anicuns, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Cachoeira Alta, Caçu, Caiapônia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Faina, Firminópolis, cidade de Goiás, Itajá, Itarumã, Jataí, Lagoa Santa, Matrinchã, Mineiros, Montividiu, Mundo Novo, Nova Crixás, Perolândia, Piranhas, Portelândia, Santa Rita do Araguaia e Serranópolis.

As cidades com maior volume de chuvas, e que merecem atenção especial são: Serranópolis (21,8 mm), Chapadão do Céu (21,8 mm), Baliza (17,6 mm), Jataí (15,6 mm), Caiapônia (15,4 mm) e Mineiros (14,8 mm). Na capital, a previsão é de 10,0 mm.

Calor e Umidade

No interior de Goiás, é possível que os termômetros registrem máximas elevadas em Porangatu (34ºC), Catalão (30ºC), Jataí (30ºC), Rio Verde (30ºC), Luziânia (30ºC), Itumbiara (32ºC), Santa Helena (31ºC), Ceres (32ºC), Goianésia (32ºC), Rubiataba (33ºC), Minaçu (33ºC), Flores (32ºC) e cidade de Goiás (34ºC).

A previsão do tempo para Goiânia no sábado e no domingo (26) é de variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuva. A temperatura máxima pode chegar a 31ºC nos dois dias e a umidade relativa do ar deve variar entre 45% e 95%.


Leia mais sobre: / / / / / Notícias do Estado

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.