23 de março de 2025
Goiânia • atualizado em 26/02/2025 às 12:37

Presa mulher suspeita de maus-tratos e exploração financeira contra o pai idoso de 73 anos

Suspeita foi encontrada enquanto se preparava para fugir com o namorado e com o cartão do idoso. Durante a abordagem, ela alegou não ter responsabilidades pelos cuidados de seu pai
O delegado Alexandre Bruno ressaltou a gravidade da situação ao afirmar que a filha abandonou o pai em condições desumanas. Foto: PCGO.
O delegado Alexandre Bruno ressaltou a gravidade da situação ao afirmar que a filha abandonou o pai em condições desumanas. Foto: PCGO.

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI) – 1ª DRP, deflagrou, nesta terça-feira (25), a XV edição da Operação Desumanus, que resultou na prisão em flagrante de uma mulher de 52 anos pelos crimes de maus-tratos, abandono material e exploração financeira contra seu pai de 73 anos, um idoso em situação de vulnerabilidade. O crime ocorreu na Vila Canaã, em Goiânia.

O delegado Alexandre Bruno ressaltou a gravidade da situação ao afirmar que a filha abandonou o pai em condições desumanas, deixando-o sem alimentação, sem roupas adequadas e sem qualquer tipo de tratamento digno. “Ele ficou ali, sem nenhum tipo de cuidado que pudesse ser considerado humano”, destacou. A dona da quitinete onde o idoso foi encontrado percebeu o abandono e prestou socorro ao homem, mas somente quatro dias depois do ocorrido”, informou completando:

O idoso estava sentado em sua cadeira de rodas, imerso em fezes e urina, sem comida e sem qualquer assistência, o que gerou um quadro de extrema vulnerabilidade. Foi a proprietária do imóvel que acionou a polícia, e, a partir disso, a DEAI iniciou diligências para localizar a autora do crime.

Os vizinhos tomaram conhecimento da situação extrema em que o idoso se encontrava que o socorro foi prestado. Eles ofereceram ao homem um banho, alimentação e cuidados iniciais, até a chegada da equipe da DEAI. O caso foi prontamente comunicado à polícia, que iniciou diligências para localizar a responsável pelos maus-tratos.

Idoso estava sem alimentação, sem roupas adequadas e sem qualquer tipo de tratamento digno. Foto: PCGO.

Prisão e responsabilização

A mulher foi encontrada enquanto se preparava para fugir com o namorado e com o cartão do idoso. Durante a abordagem, ela alegou não ter responsabilidades pelos cuidados de seu pai. No entanto, após a prisão em flagrante, ela foi autuada pelos crimes de maus-tratos, abandono material e exploração financeira. A polícia solicitou a conversão do flagrante em prisão preventiva.

Os outros filhos do idoso já foram qualificados e devem ser ouvidos ainda nesta semana. O idoso, após receber os cuidados médicos iniciais, deverá ser encaminhado para uma instituição de longa permanência, caso haja vaga disponível, garantindo assim a continuidade de seus cuidados essenciais.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiânia