20 de fevereiro de 2024
Comunicação

Prêmio Sebrae de Jornalismo chega a 10ª edição e inscrições estão abertas até dia 5 de junho; veja detalhes

O tema central deste ano é “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”
O Prêmio Sebrae de Jornalismo conta com quatro categorias: Texto, Áudio, Vídeo e Foto. (Foto: reprodução)
O Prêmio Sebrae de Jornalismo conta com quatro categorias: Texto, Áudio, Vídeo e Foto. (Foto: reprodução)

Chegando à sua 10 edição, o Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) já está com as inscrições abertas até o dia 5 de junho para premiar as melhores notícias sobre empreendedorismo e pequenos negócios. A intenção é reconhecer autores de trabalhos jornalísticos que colocam em evidência os temas relacionados ao universo de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Lançado na véspera do Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, o PSJ é um reconhecimento aos profissionais de imprensa que contribuem para fortalecer o empreendedorismo brasileiro.

O tema central desta edição é “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”. São quatro categorias: Texto, Áudio, Vídeo e Foto. Haverá também a premiação especial de Empreendedorismo Social, para conteúdos que abordem esse tema, e o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, que será escolhido entre os vencedores das categorias principais pela excelência do material apresentado.

As inscrições podem ser feitas de forma rápida e fácil pelo site www.premiosebraejornalismo.com.br. O prazo para se inscrever vai até 5 de junho. Podem concorrer matérias veiculadas de 1º de julho de 2022 a 4 de junho de 2023, assim como podcasts e vídeos veiculados em plataformas digitais nesse mesmo período. O prêmio terá etapas Estadual, Regional e Nacional. Os vencedores da etapa nacional receberão troféus e equipamentos de trabalho.

Os pequenos negócios no Brasil representam 99% das empresas brasileiras, 30% do PIB e concentraram quase 80% dos empregos formais gerados no Brasil em 2022. Nesse sentido, o PSJ premiará matérias que retratem aspectos relacionados ao segmento. Também serão concedidas premiações especiais: Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo e Empreendedorismo Social.

Há também temas sugeridos pelo Sebrae: empreendedorismo, produtividade e competividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação, acesso a crédito, e empreendedorismo social.

Vale lembrar que, na 9ª edição, realizada em 2022, o prêmio recebeu mais de 1,1 mil inscrições de todo o Brasil e premiou 86 trabalhos já na primeira etapa, que ocorreu em 21 estados, além de prestigiar os vencedores nacionais.

Veja no site www.premiosebraejornalismo.com.br o histórico dos veículos e jornalistas que já foram reconhecidos pela premiação.


Leia mais sobre: Variedades

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.