21 de março de 2025
Cultura & Entretenimento

Prêmio inédito: “Ainda Estou Aqui” vence o Goya, o ‘Oscar’ espanhol

Goya é realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha e é a principal premiação da indústria no país
Longametragem "Ainda Estou Aqui" venceu mais um prêmio - Foto: divulgação
Longametragem "Ainda Estou Aqui" venceu mais um prêmio - Foto: divulgação

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” ganhou o prêmio Goya, da Espanha, no sábado (8). A produção de Walter Salles concorria ao prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano da edição de 2025 do prêmio, que é considerado o “Oscar” dos espanhóis.

O Prêmio Goya é realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha e é a principal premiação da indústria no país.

O filme brasileiro, estrelado por Fernanda Torres e Selton Melo concorria na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano.

Longa brasileiro disputava com as seguintes produções:

  • “Agarra-Me Forte“, Uruguai
  • “Matem o Jóquei!“, Argentina
  • “No Lugar da Outra“, Chile
  • “Memórias de Um Corpo Ardente“, Costa Rica

A entrega do Goya aconteceu após o Critics Choice Awards. “Ainda Estou Aqui” também disputava uma categoria na premiação, mas perdeu para o também consagrado “Emilia Pérez“.

Mirando o Oscar

A expectativa sobre “Ainda Estou Aqui” agora é pelo Oscar de 2025. O filme nacional recebeu três indicações ao Oscar desse ano, que acontece no dia 2 de março.

De acordo com dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema), “Ainda Estou Aqui” se tornou a quinta maior bilheteira da história do cinema nacional no início desse mês.

Desde a estreia, em 7 de novembro de 2024, o longa já arrecadou R$ 85,41 milhões. Também de acordo com informações da agência, o interesse recente pelo filme nas salas de cinema — que voltou a ser listado como o mais visto nos cinemas brasileiros — aumentou consideravelmente devido às três indicações ao Oscar 2025 recebidas pela produção. Com o prêmio Goya, o interesse deve ter novo impulso.

Outros prêmios

“Ainda Estou Aqu” já conquistou prêmios como o de melhor roteiro no Festival de Veneza e o Globo de Ouro de melhor atriz para Fernanda Torres.

Além disso, o filme já levou o Prêmio do Público no Vancouver International Film Festival, Prêmio Danielle Le Roy e Prêmio do Público no Festival de Pessac. Também Menção honrosa no National Board of Review Awards; seleção entre os melhores filmes de 2024 pela BBC; indicação ao Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz e Melhor Filme, e na China ganhou o prêmio Crouching Tiger Hidden Dragon East-West Award no Pingyao International Film Festival.

Biografia histórica sobre a ditadura

“Ainda Estou Aqui” é um longa biográfico focado no personagem Eunice (vivida por Fernanda Torres), adaptado do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva. A história se passa na década de 1970, no período mais intenso da ditadura militar no Brasil, e acompanha a trajetória da família Paiva, composta pelo então deputado federal Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), Eunice e seus filhos.

A vida da família se transforma completamente quando, em um dia fatídico, Ruben é levado por militares à paisana e some sem deixar rastros.


Leia mais sobre: / / Brasil / Cultura & Entretenimento