25 de junho de 2022
Política • atualizado em 14/07/2020 às 01:10

Prefeituras campeãs em transparência no TCM destacam importância de parceria

Emília Andrade lidera a Megasoft que presta serviços a administração pública (foto divulgação)
Emília Andrade lidera a Megasoft que presta serviços a administração pública (foto divulgação)

Depois de avaliar todos os portais de transparência dos municípios goianos, o TCM-GO publicou o ranking no último dia 26 de junho. Nove municípios ganharam nota 100, que é a máxima na classificação, e oito desses melhores avaliados têm parceria com a empresa de tecnologia Megasoft Informática.  

São os municípios de Britânia, Caçu, Diorama, Divinópolis de Goiás, Doverlândia, Faina, Fazenda Nova e Paraúna; além do município de São Francisco de Goiás, que também atingiu nota 100.   

Todas as oito prefeituras parceiras possuem um portal da transparência municipal vinculado ao Sistema MegaAdmWeb, programa desenvolvido pela Megasoft que facilita na publicidade das informações que o TCM-GO avalia como importantes para uma gestão transparente. 

Continua após a publicidade

É um modelo de atuação que oferece o suporte técnico necessário para as prefeituras que, de acordo com a diretora da Megasoft Informática, Emília Andrade, é o grande exemplo de uma atuação em conjunto com as prefeituras municipais, porque facilita a rotina de publicações dos gastos de recursos públicos de forma automatizada, disponibilizando as informações do município à sociedade e instituições responsáveis pela fiscalização. 

É o caso da prefeitura de Paraúna, onde o prefeito do município, Paulo José, afirma que o município utiliza todos os recursos disponíveis pelo sistema para entregar um portal da transparência de acordo com todos os requisitos solicitados pelo TCM-GO. 

Essa disponibilidade, de acordo com o prefeito, é um grande diferencial que fez o município atingir a nota máxima no modelo de gestão transparente porque a equipe da prefeitura está sempre em contato com o suporte técnico da empresa.  

Continua após a publicidade

“O modelo fez a gente conseguir entregar um site que é motivo de satisfação muito grande para toda a gestão, porque fazemos um trabalho técnico e eficiente, pautado num modelo de gestão muito ético, que pretende dar visibilidade e transparência aos gastos”, destacou. 

A diretora da Megasoft, Emília Andrade, explica que este é o resultado do esforço que a empresa fez na última atualização do portal da transparência, em 2019. “Facilitar o trabalho com segurança. Foi nesta área que a empresa buscou atualizar o seu sistema para atender melhor os gestores públicos”, disse ela.  

Parceria no início de 2017 

Valéria Ferreira, prefeita Valéria Ferreria: Parceria gera ganhos para a cidade (Foto Divulgação)

A maioria das parcerias foi realizada no início do mandato dos atuais prefeitos, ainda em 2017, como é o caso da prefeitura de Diorama, que também possui nota 100, onde a prefeita do município, Valéria Ferreira, ratifica que a parceria foi um ganho muito grande para a cidade, porque o município se torna um modelo para as demais prefeituras. 

“A premiação foi muito importante para a gente seguir como exemplo para as demais prefeituras, principalmente num quesito que é tão questionado pela sociedade, que é a transparência dos gastos públicos”, comemorou a prefeita.