24 de abril de 2025
TRINTA DIAS

Prefeitura retoma obras nas avenidas Itália e Milão para melhorar mobilidade da Região Sudoeste de Goiânia

Intervenções iniciadas nas duas importantes avenidas, nesta segunda-feira, têm previsão de término em até 30 dias
Mudanças visam dar mais fluidez na região e devem ser entregues em 30 dias - Fotos: Secom Goiânia
Mudanças visam dar mais fluidez na região e devem ser entregues em 30 dias - Fotos: Secom Goiânia

As secretarias municipais de Engenharia de Trânsito (SET) e de Infraestrutura (Seinfra) de Goiânia, retomaram nesta segunda-feira (27) as intervenções de engenharia civil e de trânsito nas avenidas Itália e Milão, localizadas na Região Sudoeste da capital. Conforme divulgado pela prefeitura, as obras têm previsão de término em até 30 dias e fazem parte de um conjunto de ações voltadas para o trânsito, facilitando maior segurança e fluidez na mobilidade urbana daquela região da cidade.

Entre as principais intervenções nas duas avenidas, destacam-se as mudanças no canteiro central da Avenida Itália, que permitirá a entrada de veículos em uma das pistas que passa em frente ao Terminal Bandeiras. Além disso, estão previstas melhorias na sinalização viária, ajustes no acesso que cruza a pista de cooper, a ativação dos semáforos e outras adequações.

Foco é fluxo mais dinâmico e seguro

“Nosso objetivo é garantir um fluxo mais dinâmico e seguro para pedestres e motoristas, reduzindo os gargalos existentes”, afirmou o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu.

O conjunto de semáforos instalados há cerca de cinco meses, passará a funcionar plenamente, substituindo o sinal intermitente atual. Essa medida, acompanhada da retirada de uma rotatória, promete tornar o cruzamento mais eficiente e reduzir os riscos de acidentes.

O secretário acrescenta que a reconfiguração viária será similar ao modelo implementado na Avenida Ricardo Paranhos, integrando o novo traçado ao espaço da pista de cooper, que permanecerá no local.

Alterações temporárias no trânsito nas avenidas Itália e Milão exigem atenção

Com as obras em andamento, algumas mudanças serão implementadas no fluxo viário da região. Motoristas que trafegam pela Avenida Milão em direção ao centro, por exemplo, não poderão mais virar à esquerda na Avenida Itália. Além disso, “outras alterações no tráfego serão comunicadas à população antes da conclusão das obras, prevista para os próximos 30 dias”, divulgou a pasta.

O acesso à Praça da Avenida Itália também está sendo ampliado e asfaltado, visando desafogar o trânsito intenso nos horários de pico, especialmente no cruzamento das avenidas Itália e Milão. A nova rota atenderá o fluxo de veículos vindo de bairros como Eldorado e Celina Park, além de facilitar o deslocamento de quem sai da Rua Nápolis.

A SET destacou o compromisso do órgão com a entrega de uma solução que equilibre eficiência e segurança. “Estamos empenhados em concluir os trabalhos com rapidez e qualidade. Sabemos o impacto positivo que essas melhorias terão para quem se desloca da Região Sudoeste em direção ao Centro e ao Sul da cidade”, destaca Tarcísio Abreu.


Leia mais sobre: / / Cidades / Geral / Goiânia