16 de junho de 2024
Rede pluvial • atualizado em 04/06/2024 às 08:00

Prefeitura realiza obras de drenagem em dois bairros de Goiânia

O investimento do trabalho, que abrange os setores Jardim Novo Petrópolis e Barra da Tijuca, é no valor de R$ 2 milhões
Foto: Walter Peixoto
Foto: Walter Peixoto

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), promove, atualmente, obras de drenagem urbana nos setores Jardim Novo Petrópolis e Barra da Tijuca, na região Oeste da capital.

O projeto, cujo investimento é em torno de R$ 2 milhões, conforme o Executivo municipal, inclui a construção de uma bacia de contenção de 135×60 metros quadrados e a instalação de 121 bocas de lobo ao longo da rede pluvial, com deságue direcionado para o Ribeirão Caveiras.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo da obra é integrar o sistema de captação dos bairros, que também contarão com ramais das galerias de águas, fazendo parte de um sistema de drenagem de 6.878 metros lineares de tubulações em concreto armado com diâmetros variando de 400 a 1,5 mil milímetros.

A previsão é que o trabalho seja concluído em outubro deste ano. “Estamos antecipando obras que são de grande importância para nossa capital. Esse projeto foi pensado para evitar alagamentos na região. A nossa administração está voltada para todas as regiões. Lembrando que essa gestão é a que mais investiu em obras de drenagem urbana, sem esquecer dos bairros mais humildes”, destacou o prefeito Rogério Cruz.

Segundo o gestor, a obra de drenagem urbana nos dois setores representa um passo importante na melhoria da infraestrutura de Goiânia. “Especialmente na prevenção de alagamentos que podem ocorrer durante o período de chuvas intensas, e é por isso que entendemos que a construção da bacia de contenção vai reduzir de forma significativa o volume e o escoamento das águas pluviais”, pontuou.

O secretário de Infraestrutura, Denes Pereira, salienta que os servidores da pasta estão fazendo uma bacia de contenção na Rua Guaxuma, que receberá o volume de água da chuva proveniente dos dois bairros. “A função da bacia é devolver as águas da chuva para o lençol freático, evitando enchentes e alagamentos. Até agora já foram feitas 23 bocas de lobo. Ao finalizar a bacia, daremos continuidade na construção das demais”, completou.


Leia mais sobre: / / Cidades