14 de agosto de 2022
Goiânia

Prefeitura realiza 15 apreensões em ação de combate à poluição sonora

Operação iniciada na sexta-feira (15/07), se estendeu por todo o final de semana e resultou na apreensão de três veículos com som automotivo e 12 aparelhos sonoros
Prefeitura de Goiânia realiza 15 apreensões em operação de combate à poluição; denúncias podem ser feitas pelo site da administração ou telefone 161 (Foto: Amma)
Prefeitura de Goiânia realiza 15 apreensões em operação de combate à poluição; denúncias podem ser feitas pelo site da administração ou telefone 161 (Foto: Amma)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realizou, de sexta-feira (15/07) a domingo (17/07), operação especial de combate à poluição sonora. A ação resultou na apreensão de três carros com som automotivo e 12 aparelhos sonoros, além de 68 autos de infração lavrados e 208 denúncias recebidas.

O trabalho foi realizado em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), e Polícia Militar (PM-GO). Uma das abordagens atendeu à denúncia de carro de som automotivo em frente a uma distribuidora de bebidas. Nela, quatro homens foram detidos, os respectivos veículos apreendidos e multados no valor de R$ 15 mil, cada. O estabelecimento também foi autuado.

Os auditores fiscais da Amma visitaram estabelecimentos, com fins de orientação aos comerciantes, e identificaram que a maior parte respeitava os limites sonoros permitidos. O presidente da agência, Luan Alves, explica que, “à noite, o limite máximo permitido é de 50 decibéis e, portanto, parabenizamos aqueles que se enquadram na legislação”.

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM: Inauguração do novo Terminal Isidória é adiada para o dia 25 (diariodegoias.com.br)

As operações resultantes em apreensão de veículo tiveram, como suporte, o caminhão guincho adquirido recentemente pela administração. Luan Alves ressalta ainda que ações como essa serão cada vez mais constantes, e orienta ao cidadão que realize denúncias pelo site da prefeitura, ou pelo telefone 161. “Vale ressaltar que é necessário receber o auditor fiscal da Amma para que a medição do volume de decibéis seja realizada”, esclarece.