15 de agosto de 2022
Esportes

Prefeitura promove seminário voltado para o atletismo

A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nos dias 30 e 31, dois encontros científicos voltados para o atletismo. O evento promovido a partir de uma iniciativa ligada ao Projeto Zatopek, acontece das 14 às 18 horas, na pista de corrida da UniEvangélica.

No primeiro dia do evento o palestrante será o presidente de Federação Goiana de Atletismo (FGAT), professor Genivaldo Caixeta, que também é um dos técnicos mais renomados de Goiás. O tema da palestra será “Os novos talentos da escola ao rendimento”. Dia 31, a comunidade atlética terá a presença do professor Rildo Arantes, técnico de atletismo de Catalão. Ele apresentará uma técnica denominada “Camping” para provas de velocidade.

Continua após a publicidade

Projeto Zatopek

Apenas em 2012 os alunos do Zatopek participaram de 20 competições, além do Campeonato Goiano de Corrida de Rua. O projeto atende de modo geral mais de mil crianças e adolescentes, em campeonatos interescolares. Já o Núcleo de Excelência treina atualmente 60 adolescentes nas categorias: salto a distância; salto triplo; corridas de velocidade, fundo e meio-fundo; arremesso de pesos; e lançamento de dardo.

O projeto é uma homenagem a Emil Zatopek, que nasceu em Koprivnice, na República Tcheca, no dia 19 de setembro de 1922, e morreu em 22 de novembro de 2000, em Praga. Sexto filho de uma família pobre, tornou-se um dos maiores nomes do atletismo em todos os tempos e recebeu o apelido de Locomotiva Humana.

Continua após a publicidade

Foi o único homem a vencer os cinco e os 10 mil metros e a maratona numa mesma Olimpíada, no ano de 1952, em Helsinque, na Finlândia. Ao todo, Zatopek bateu 20 recordes mundiais em distâncias variando de cinco a 30 mil metros. Em 1951 ele tornou-se o primeiro homem a correr 20 quilômetros em uma hora. Ainda participou da maratona olímpica de Melbourne, em 1956, apenas 45 dias depois de submeter-se a uma cirurgia de hérnia. Apesar de o médico lhe recomendar ficar dois meses sem correr, Zatopek completou a maratona em sexto lugar.

Zatopek é uma referência no treinamento desportivo (no período pré-científico) por utilizar estratégias de treinamento nunca antes vistas. Ele utilizou o interval training, pela primeira vez, fornecendo bases empíricas para as futuras pesquisas científicas sobre esse método.

Leia mais sobre:
Esportes