{nomultithumb}
Foi lançado nesta segunda-feira (14) pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), o programa Empreende Gyn. A ação tem como objetivo qualificar e auxiliar pequenos e microempresários na capital para que tenham condições de fazer uma boa gestão de negócios. O primeira turma do curso oferecido pelo programa já teve inscrições encerradas.
De acordo com o coordenador do Programa Empreende Gyn, Celso Camilo, o programa atinge diversos ramos da economia goianiense como: feirantes, comerciantes que, por exemplo, atuam na região da Rua 44 no Setor Norte Ferroviário, donos de Pit Dogs.
“O empresário hoje tem muita dificuldade, as vezes por falta de conhecimento, a gente está tentando trazer as ferramentas para tomar as decisões no sentido de alavancar os negócios. Isso acontece na área de finanças e vendas e o Sebrae vai tentar acompanhar isso na prática”, explicou o coordenador.
De acordo com os registros coletados pela Sedetec, 59% dos inscritos são do sexo feminino 59% e 41%, do sexo masculino; a idade média dessas pessoas é 37 anos, sendo que o maior percentual contabilizado está na faixa etária dos 28 aos 41 anos.
“Uma iniciativa da Sedetec, para abrir espaço para orientação, desenvolver conhecimento. As vezes os jovens estão inseguros, querem iniciar algo na vida, mas não tem o preparo suficiente de como fazer. Esta capacitação é um momento para abrir uma nova ideia para se desenvolver”, destacou o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB).
66% dos inscritos nunca participaram de um curso de capacitação em gestão. Aqueles que utilizam as mídias sociais representam 50% do total, 13% utilizam o comércio eletrônico, e 32% não utilizam recursos tecnológicos.
O programa é estruturado em quatro eixos principais: capacitação, tecnologia, microcrédito e mentoria, que é um acompanhamento pós curso. O treinamento ocorrerá nos dias 15, 21, 22 e 23 de maio, totalizando a carga horária de 16 horas/aula.
Além do Sebrae Goiás, o Grupo de Pesquisa e Extensão em Marketing e Comportamento do Consumidor (ADMKT) da Universidade Federal de Goiás (UFG), será um dos parceiros do Empreende Gyn. Também apoiam o evento a Federação das Associações de Jovens Empreendedores e Empresários do Estado de Goiás (FAJE) e a Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJEGoiás).