18 de março de 2025
Nova Mobilidade

Prefeitura instala nova sinalização na Av. 136; proibido estacionar e direita livre implementados em pontos estratégicos

Iniciativas de proibição de estacionamento, desobstrução das vias arteriais da cidade, readequação da sinalização e ampliação da Direita Livre fazem parte do Plano Nova Mobilidade
Prefeitura de Goiânia e SET apresentaram o mapeamento das mudanças a serem implementadas pelo Plano Nova Mobilidade. Foto: Alex Malheiros
Prefeitura de Goiânia e SET apresentaram o mapeamento das mudanças a serem implementadas pelo Plano Nova Mobilidade. Foto: Alex Malheiros

Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), está implementando a nova sinalização na Avenida 136. O andamento da instalação das placas de proibido estacionar no corredor da 136 está sendo acompanhado pelo prefeito Sandro Mabel (UB), e fazem parte do Plano Nova Mobilidade.

A nova sinalização foi instalada no cruzamento das Avenidas 136 e 85, no Setor Marista. Esta é a segunda de um total de 100 intervenções que serão realizadas em pontos estratégicos das vias de Goiânia, totalizando 100 quilômetros em 100 dias. Ao final, serão 250 quilômetros em 26 corredores identificados por estudos técnicos da SET.

No cruzamento da 136 com a 85, será retirada a pequena ilha do meio da via para que sejam liberadas três pistas de rolamento. “Nós vamos fazer a abertura para entrar mais fácil da 136 para a 85. São coisas que vão ser feitas ao longo de todas as vias, com sinalização de proibido estacionar, parar ou estacionar ao longo das avenidas e retirada de tachões que sinalizam entrada de calçadas e caçambas que são colocadas sem critério”, anunciou o prefeito.

Novidades implementadas

O prefeito ressaltou que as mudanças serão potencializadas com a chegada dos semáforos inteligentes, que serão usados para a metronização do BRT. Com isso, os ônibus poderão passar por todos os cruzamentos com o sinal verde. “Essa sincronização vai acontecer também com os carros, vai fazer a cidade toda andar e as pessoas vão distensionando, muitos vão passar a deixar o carro em casa”, adiantou Mabel. A intenção é realizar campanhas educativas, a exemplo do que foi feito com as motocicletas, que podem usar a faixa antes exclusiva aos ônibus do transporte coletivo.

As novidades consistem em um conjugando ações, como uso de semáforos inteligentes e liberação de faixas para ônibus, carros e motocicletas. “As motocicletas estão convivendo bem com os ônibus, os motociclistas estão satisfeitos no meio dos carros, estimamos que a velocidade média aumentou de 6 a 7 quilômetros por hora sem tirar as motos”, citou Mabel.

As iniciativas de proibição de estacionamento, desobstrução das vias arteriais da cidade, readequação da sinalização e ampliação da Direita Livre fazem parte do Plano Nova Mobilidade. O projeto tem como objetivo reduzir congestionamentos, minimizar conflitos no trânsito e diminuir o tempo de deslocamento da população.

Além das restrições citadas, serão feitos ajustes geométricos em cruzamentos, melhorias na sinalização horizontal e vertical e a criação de uma Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT) para coordenar as operações de tráfego e transporte. O programa também prevê a desobstrução das vias com a revisão dos tempos semafóricos, implementação de sinalização para conversão livre à direita, a implantação de faixas exclusivas para transporte público e aprimoramento da sinalização para reduzir pontos de conflito.

Restrição do estacionamento

A restrição do estacionamento nas vias arteriais da capital já começou a ser executada. As equipes da SET estão trabalhando desde domingo (9), a partir do viaduto com a Avenida Leste-Oeste, e já liberaram as três vias para o tráfego de veículos na Avenida Castelo Branco.

“Foi feita a correção do meio-fio, foi feita a calçada e agora temos três vias. Então todo esse processo está sendo executado. Lógico, as intervenções maiores estamos organizando para que não tenha impacto no trânsito”, explicou o secretário. É o caso da 136, que deverá ser entregue até o carnaval, em um trabalho conjunto com outros órgãos municipais.

De acordo com a SET, as primeiras placas de proibido estacionar instaladas no corredor da Av. 136/Jamel Cecílio já foram furtadas. Nesse sentido, o prefeito busca a conscientização da população sobre a importância das novas medidas.

O titular da SET, Tarcísio Abreu, também pediu a colaboração dos motoristas, para que respeitem as leis de trânsito, e enfatizou que a intenção do município não é multar, mas coibir as infrações para que todos tenham uma convivência pacífica em uma cidade onde há respeito à sinalização. “Se todos cumprirem as leis, não vamos fazer multa. E é isso que a gente quer, um trânsito bem fluido, com segurança, com respeito para o pedestre, com toda a orientação para que funcione dessa forma”.

Direita Livre

A ampliação da conversão à Direita Livre, uma das primeiras medidas do plano de mobilidade a serem implementadas na capital, segue avançando e já conta com 33 pontos. A iniciativa a conversão pela faixa da direita nos cruzamentos mesmo com o semáforo vermelho. O objetivo é otimizar o fluxo de veículos e reduzir congestionamentos em vias de grande movimento.

Todos os 33 pontos designados para a Direita Livre já estão devidamente sinalizados, garantindo segurança e orientação aos motoristas. Veja os locais:

  1. Av. Manchester x Av. Leste Oeste
  2. Av. Oeste x Av. Tocantins
  3. Av. Anhanguera x Av. dos Pirineus
  4. Av. T-7 x Av. C-4
  5. Av. Independência x Rua Contorno
  6. Av. Independência x Rua 6A
  7. Av. 3ª Radial x Rua 1015
  8. Av. Pires Fernandes x Av. Tocantins
  9. Av. Milão x Rua das Orquídeas
  10. Av. T-9 x Av. Afonso Pena
  11. Praça Santos x Av. C-206 (Av. T-8)
  12. Av. Portugal x Av. T-8
  13. Av. Dom Emanuel x Rua do Cristal
  14. Rua do Chumbo x Rua Cariri
  15. Av. Mal. Rondon x Av. Rio Branco
  16. Praça Isidória x 1ª Radial
  17. Praça Isidória x 2ª Radial
  18. Praça Isidória x 4ª Radial
  19. Al. dos Buritis x Rua Gercina Borges
  20. Av. 4ª Radial x Av. Antônio Martins Borges
  21. Rua C-1 x Rua C-2
  22. Al. das Rosas x Rua R-9
  23. Al. das Rosas x Rua 2
  24. Av. T-9 x Rua Flemington
  25. Av. Anhanguera x Av. Pirineus
  26. Av. Gen. Couto Magalhães x Av. Dr. João Teixeira
  27. Av. Consolação x Rua da Alegria
  28. Av. Olinda x Rua Campo Grande
  29. Av. Universitária x Av. A
  30. Av. 24 de Outubro x Al. Progresso
  31. 1ª Radial x Al. Guimarães Natal
  32. Padre Monte x Frei Miguelino
  33. Senador Jayme x Bernardo Sayão

Leia mais sobre: / / / / / Cidades