Em uma reunião estratégica realizada nesta quarta-feira (5), o Gabinete de Crise para Enfrentamento de Mudanças Climáticas, instituído pelo prefeito Sandro Mabel (UB), apresentou um planejamento emergencial para minimizar os impactos das fortes chuvas na cidade. O plano inclui monitoramento meteorológico, intervenções emergenciais no trânsito, posicionamento estratégico de equipes de resgate e bloqueios preventivos, visando reduzir danos e evitar vítimas.
O plano de ação prevê monitoramento em tempo real e um sistema de bloqueios e desvios estratégicos que serão ativados conforme o nível das águas da Marginal Botafogo subir. Segundo Sandro Mabel, a operação funcionará de forma dinâmica. “Conforme a água vai atingindo determinadas marcas, nós vamos agindo. Fecha aqui, fecha ali, desvio, trânsito pra cá. Quando tivermos os sinaleiros sincronizados, será muito mais fácil acelerar a evacuação de alguns lugares. Já temos um plano para os pontos críticos da Marginal”, afirmou em coletiva de imprensa.
O encontro reuniu representantes da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Secretaria de Infraestrutura, Defesa Civil Municipal e Estadual, Cimehgo, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Metropolitana.
Para garantir eficiência na resposta às emergências, a reunião definiu um protocolo claro de comando. “Nesse momento, a Defesa Civil tem autoridade para dar a ordem de fechamento. A Secretaria de Trânsito executa os bloqueios e a Guarda Civil auxilia na fiscalização e segurança dos desvios. Tudo será feito de forma integrada para que as decisões sejam rápidas e eficazes”, explicou o prefeito.
Foco na Marginal Botafogo e áreas críticas
A Marginal Botafogo, com seus 14 km de extensão, tem sido um dos principais pontos de atenção. Desde janeiro, a via é monitorada devido a incidentes recorrentes de alagamentos e veículos ilhados. Segundo o diretor de Trânsito, Luís Tiago, quatro trechos exigem maior cuidado:
- Avenida Independência (ponto crítico devido ao transbordamento do Córrego Botafogo);
- Rua 91 (impactada pela impermeabilização do solo e enxurradas);
- Avenida D com Avenida A (histórico de deslizamentos de terra);
- Complexo Jamel Cecílio (vulnerável ao acúmulo de água em caso de cheias).
“A Avenida Independência é um dos pontos mais preocupantes, pois o córrego Botafogo tende a transbordar, causando transtornos ao tráfego e risco para motoristas”, explicou Luís Tiago.

Mabel destacou um problema grave de engenharia na Marginal Botafogo, que agrava os alagamentos. “Tem um erro estrutural ali. Quando o rio sobe, a água invade a pista porque está sendo direcionada de volta para a via. Vamos corrigir isso. A solução pode ser a retirada dessa passagem ou a instalação de uma válvula de contenção, que bloqueie o fluxo da água quando ela estiver subindo. Se isso não for feito, a pista fica cheia de sujeira, e os carros podem até atolar”, alertou.
Infelizmente, esses projetos não contemplaram eventos climáticos que hoje estão muito acima dos limites históricos. Antes, o rio tinha uma altura controlada, mas agora a situação mudou.
Intervenções no trânsito e segurança da população
A Secretaria de Engenharia de Trânsito apresentou um relatório detalhado sobre as intervenções emergenciais para períodos de chuvas intensas. Entre as principais medidas estão:
- Monitoramento 24h da cidade por meio da Defesa Civil e Cimehgo;
- Patrulhamento contínuo de agentes da SET e Guarda Civil;
- Estratégia de bloqueios e desvios de trânsito para evitar congestionamentos e garantir segurança;
- Rápida resposta de equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar em casos de emergência.
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, reforçou a importância da colaboração da população:
Sabemos que fechar a Marginal impacta o trânsito, mas essas medidas visam proteger vidas. Nossas equipes estarão estrategicamente posicionadas para orientar motoristas e minimizar os transtornos. Pedimos que todos respeitem os bloqueios e evitem áreas de risco.
Medidas estruturais e desafios urbanos
Outro desafio apontado pelo Coordenador da Defesa Civil de Goiânia, Robledo Mendonça, é a falta de áreas permeáveis, que intensifica os alagamentos. “A urbanização sem drenagem adequada impede a absorção da água da chuva, sobrecarregando o sistema e gerando enxurradas. Esse problema é evidente na Rua 91, um dos pontos mais afetados”, destacou.
Compromisso com a prevenção
O Gabinete de Crise reforçou que as ações fazem parte de um planejamento preventivo e contínuo, com objetivo de reduzir danos, evitar tragédias e otimizar a resposta a emergências climáticas. A Prefeitura garantiu que seguirá acompanhando as condições meteorológicas e tomando medidas rápidas e eficazes para garantir a segurança dos goianienses.
Além disso, áreas com histórico de deslizamentos continuam sob monitoramento, como o trecho da Avenida D, próximo ao viaduto da Avenida A.
Parceria com o Waze
Prefeito também anunciou uma parceria estratégica com o aplicativo de navegação por GPS Waze com o objetivo de evitar que motoristas entrem na Marginal Botafogo em momentos de chuva e também para apontar rotas alternativas que podem ser percorridas com segurança, dando fluidez ao trânsito. O anúncio foi feito durante reunião na qual o Gabinete de Crise Climática apresentou a conclusão do plano de trabalho contra chuvas intensas em Goiânia. O Gabinete, por meio da Defesa Civil, terá acesso à edição do aplicativo para fazer a interdição virtual da Marginal Botafogo. Com isso, o Waze automaticamente apresentará outras rotas que podem ser percorridas.
“Por meio desse convênio que fizemos, nós conseguimos colocar as barreiras digitais para as pessoas não irem para aquele local e já dar alternativa para onde vai. Então, nós temos mais essa ferramenta, que é espetacular”, avaliou o prefeito de Goiânia, explicando que dentro da central de monitoramento do Gabinete de Crise Climática os técnicos já conseguem fazer a edição e o aplicativo indica as rotas de fuga que precisam ser feitas.
Paralelamente, o Gabinete de Crise Climática atuará em parceria com rádios de Goiânia, num total de 22, que vão emitir alertas de chuvas e de riscos de alagamentos. “Quando a chuva começar a se aproximar, a Defesa Civil já avisa as rádios para os motoristas ficarem prevenidos. “Vamos fazer um convênio com as rádios e entrar em cadeia para que possamos mandar esses avisos”, explicou Mabel.
Pontos Críticos que receberão bloqueio total e desvios:

- Av. Goiás Norte: O trânsito será desviado para a Av. Goiás Norte sentido Centro e também para a SNF6, sentido Norte Ferroviário. Não será permitido o acesso pela Rua 44.

- Desviar Trânsito da Marginal Botafogo para a Rua 67 A, sentido Av. Contorno;
- Impedir acesso pela Av. Leste Oeste e Estacionamento do Shopping Mega Moda;
- O acesso pela Av. Independência não será permitido;
- Desviar o trânsito da Marginal Botafogo para a Av Independência sentido Vila Nova.

- No sentido Norte-Sul, desviar o trânsito para a Alameda Botafogo, antes da Rua 10, St. Universitário. Neste trecho os motoristas serão desviados pela rua 21, seguindo pela rua 24 até alcançar a Rua 10.
- Desviar trânsito para a Rua 233, Setor Universitário, sentido Rua 10.

- Desvio de trânsito antes do viaduto Mauro Borges para a Av. A. Neste trecho os motoristas poderão seguir pela Av. A, sentido Estádio Serra Dourada, Praça do Cruzeiro ou Av. D (próximo ao Ministério Público).
- Acesso à Marginal Botafogo pela Av. D será impedido.
- As equipes atuarão nos cruzamentos da Av. D com a Av. Fued Rassi e da Av. A com a Rua 115, com o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito da região.

- Desvio no trânsito nos dois acessos da Avenida 2ª Radial para Marginal Botafogo. Obs.: Este ponto é o principal acesso a trincheira do complexo Jamel Cecílio e deve ser o primeiro ponto a ser fechado. Nestes trechos, os motoristas poderão seguir pela Av. 2ª Radial, sentido Terminal Isidória, no setor Pedro Ludovico, ou BR-153.

- Desvio no trânsito da Av. Marginal Botafogo para a rotatória sentido Alameda Leopoldo de Bulhões, no Setor Pedro Ludovico. Aqui a principal ação das equipes é impedir que os motoristas utilizem a trincheira. Obs.: Neste trecho, os motoristas poderão seguir pela Alameda Leopoldo de Bulhões ou acessar a Av. Jamel Cecílio.
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