23 de maio de 2022
Festa religiosa

Prefeitura de Trindade coloca em pauta o retorno presencial da Romaria do Divino Pai Eterno

Desde 2019 a maior festa religiosa do Centro-Oeste não é realizada por conta da pandemia do novo coronavírus
Festa do Divino Pai Eterno na pauta da Prefeitura de Trindade (Foto: Instagram/Divino Pai Eterno)
Festa do Divino Pai Eterno na pauta da Prefeitura de Trindade (Foto: Instagram/Divino Pai Eterno)

A Prefeitura de Trindade colocou o Gabinete de Operações Emergenciais Covid-19 para avaliar a possibilidade da realização da Romaria do Divino Pai Eterno em 2022. A reunião acontecerá no gabinete do prefeito Marden Júnior (PATRI) na tarde desta sexta-feira (11/03). A maior festa religiosa do Centro-Oeste desde 2020 é realizada de forma remota por conta da pandemia do novo coronavírus.

Se o Grupo deliberar positivamente, Trindade voltará a receber milhões de romeiros de todo o Brasil. Por conta da pandemia do novo coronavírus, todas as atividades presenciais foram suspensas. A cidade alimenta expectativas de um cenário positivo para que a festa volte a acontecer de forma presencial.

No ano passado, com uma segunda onda de pandemia violenta, Trindade montou barreiras sanitárias para evitar a circulação de pessoas em busca da contenção ao contágio. A festa costuma colocar milhares de fiéis na cidade. Só em 2019, quando a última edição da Romaria foi realizada, foram 3,2 milhões de romeiros participando da festividade.

Continua após a publicidade

História

Com 182 anos de existência, a devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade, teve início por volta de 1840. A história narra que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um Medalhão de barro de aproximadamente 8 cm, com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Eles beijaram a Imagem, levaram-na para casa, colocaram-na em um altar e deram início à oração do terço, em família, e depois também com os vizinhos. 

A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres. Hoje, a Romaria do Divino Pai Eterno, que teve início ali naquele gesto simples de fé e devoção a Deus Pai, é o maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. 

Continua após a publicidade