25 de abril de 2025
Prevenção de acidentes • atualizado em 27/03/2025 às 16:35

Prefeitura de Goiânia vai vistoriar oito setores por semana para fiscalizar fios de fibra óptica soltos

O objetivo é acompanhar a execução dos serviços exigidos pela lei, que estabelece que operadoras de internet, telefonia fixa e TV mantenham os fios organizados e em bom estado
Secretaria de Eficiência iniciou a vistoria dos fios soltos no setor Parque Amazônia. Foto: Secom
Secretaria de Eficiência iniciou a vistoria dos fios soltos no setor Parque Amazônia. Foto: Secom

A Prefeitura de Goiânia iniciou a fiscalização de fios de fibra óptica soltos ou em mau estado de conservação na capital. A Secretaria Municipal de Eficiência vai vistoriar oito setores por semana para acompanhar se os serviços exigidos pela lei estão sendo devidamente cumpridos pelas empresas de internet e telefonia.

Segundo o auditor fiscal de posturas da Secretaria de Eficiência, André Barros, a legislação municipal exige que operadoras de internet, telefonia fixa e TV mantenham os fios organizados e em bom estado de conservação. “A organização dos fios aumenta a segurança da população e previne acidentes nas vias e calçadas”, destaca.

Os fios soltos aumentam o risco de acidentes, além de trazer uma poluição visual para os moradores da cidade. De acordo com o prefeito Sandro Mabel, as empresas já foram notificadas em 2023, e agora, a prefeitura fará vistoria para checar se houve melhorias na situação.

“Você percebe nos postes que têm fios caídos para todo lado. Esses fios que estão pendurados atrapalham o motorista e atrapalham o pedestre. Nós já nos reunimos com essas empresas, notificamos e nada foi feito. Agora estamos com essa operação para fazer com que eles arrumem a nossa cidade”, afirmou Mabel.

Assim sendo, o objetivo é verificar se o cronograma das empresas de telecomunicações está sendo cumprido. Caso as irregularidades persistam, as empresas responsáveis poderão ser multadas em até R$ 20 mil por dia e por ponto onde houver fios caídos ou desalinhados.

Execução das vistorias

Nas próximas semanas, a Secretaria da Eficiência fará um mapeamento detalhado nos bairros para verificar a situação das fiações. Para facilitar a fiscalização, foi desenvolvido um site no qual os agentes da Secretaria irão registrar informações como o número e o logradouro do poste, a condição dos fios e imagens da situação encontrada.

A localização exata dos fios irregulares também será disponibilizada por meio de georreferenciamento, evitando falhas na comunicação. As empresas de telecomunicações poderão acessar essas informações e poderão procurar a Secretaria de Eficiência para regularizar a situação de forma mais ágil.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Geral / Goiânia