20 de maio de 2024
Planejamentos

Prefeitura de Goiânia trabalha para destravar obras de CMEIS em Goiânia, garante secretário

Bessa acredita que nos próximos sessenta dias, a Semad consiga destravar projetos importantes para a educação
Secretario de Administração da Prefeitura de Goiânia, Wellington Bessa (Foto: Luiz Fernando Hidalgo)
Secretario de Administração da Prefeitura de Goiânia, Wellington Bessa (Foto: Luiz Fernando Hidalgo)

Destravar tanto obras incompletas como novos projetos de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) é o principal objetivo do novo secretário de Administração da Prefeitura de Goiânia, Wellington Bessa. Novo titular da pasta, ele tem forte ligação com a Educação, pasta que liderou por dois anos antes do novo desafio. Agora, quer homologar, entre outros projetos, 12 CMEIS para contemplar diferentes bairros da capital.

“Temos feito um trabalho muito intenso e grande nos últimos meses com objetivo de fazer entregas importantes para a cidade. Entre estas, vale ressaltar 32 obras de novos CMEIS, dessas 32 novas obras, 12 obras paralisadas em gestões anteriores. Agora, todas essas obras estão sendo levadas a licitação, inclusive, algumas delas já homologadas e outras que serão homologados já nos próximos dias”, destacou Bessa em entrevista exclusiva ao Diário de Goiás.

Bessa acredita que dentro dos próximos sessenta dias, consiga resolver todas as questões administrativas para destravar as licitações retomando obras abandonadas e reiniciando novos projetos. 

Hoje todos os nossos processos estão em fase bem avançadas. Essa semana, já vamos fazer a homologação de cinco destas obras dos CMEIS. Acredito que teremos até o próximo mês um grande avanço nessas licitações. É um trabalho elaborado a várias mãos, entre Secretaria de Educação, de Infraestrutura e Administração e agora temos a condições de fazer essa finalização

Qual o objeto que provoca maior dificuldade e atraso no andamento dos processos? Bessa explica. “Nós temos, especialmente no caso das obras paralisadas, um período de planejamento muito extenso graças ao procedimento para finalização do contrato e apuração da responsabilidade. Após isso tem toda uma fase de atualização de projeto arquitetônico e de engenharia, atualização de planilha de custos do processo de licitação”, pontua.

Bessa reforça que ao longo dos últimos dois anos foi feito um empenho para que a Prefeitura de Goiânia conseguisse levantar todo o necessário para que as obras não travassem. E claro, retomar as travadas, como o que acontece agora. “Nesses últimos dois anos, conseguimos ultrapassar todas essas dificuldades burocráticas e os processos estão maduros para essas licitações serem concluídas. Falando apenas de educação. Temos diversas outras áreas de infraestrutura para investimentos”, completa.

O que está para ser homologado?

Serão homologadas nos próximos dias, doze processos licitatórios com a retomada das obras dos CMEIs Aristoclides Teixeira e Parque Atheneu II além dos novos CMEIs que serão construídos nos setores, Bairro São Domingos, Alice Barbosa, Residencial Flamingo, Carolina Parque, Residencial Itaipú II, Alto do Vale, Jardim Colorado I, Residencial Kátia, Orlando de Morais e Conjunto Primavera. 

Além dos CMEIs, outras 8 licitações para a construção de quadras poliesportivas também serão homologadas e contemplam as escolas: Escola Municipal Jardim Atlântico, Escola Municipal Jaime Câmara, Escola Municipal Jalles Machado, Escola Municipal Olegário Moreira Borges, Escola Municipal João Braz, Escola Municipal Engenheiro Robinho Martins de Azevedo, Escola Municipal Ary Ribeiro Valadão Filho, Escola Municipal Sebastião Arantes . 

De 32 Cmeis que serão entregues para a população, foram inaugurados o CMEI João Pedro Calembo, no Residencial Vale do Araguaia e o CMEI Professora Silvia Praxedes no Residencial Brisas da Mata. Outros dois já tiveram o processo licitatório homologado e as obras retomadas, nos CMEIs Barravento e Santa Helena. 

Todos os editais de licitação encontram-se disponíveis na Superintendência de Licitações e Suprimentos da Secretaria Municipal de Administração ou pormeio eletrônico no site https://www.goiania.go.gov.br.


Leia mais sobre: Educação / Goiânia

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.