16 de fevereiro de 2025
Trânsito • atualizado em 22/01/2025 às 10:19

Prefeitura de Goiânia retoma funcionamento de lombadas eletrônicas em 12 locais

Medida segue o contrato firmado na gestão anterior e visa reforçar a segurança viária, além de estimular o cumprimento das leis de trânsito
Secretário reforçou que a principal finalidade das lombadas não é a aplicação de multas, mas sim a promoção de respeito às normas de trânsito. Foto: Reprodução/Diário de Goiás.
Secretário reforçou que a principal finalidade das lombadas não é a aplicação de multas, mas sim a promoção de respeito às normas de trânsito. Foto: Reprodução/Diário de Goiás.

O secretário de Engenharia de Tráfego de Goiânia, Tarcísio Abreu informou em entrevista ao editor-chefe do Diário de Goiás, Altair Tavares, que 12 lombadas eletrônicas já voltaram a operar na cidade, marcando o início de um cronograma que prevê a instalação de 680 faixas monitoradas por fotossensores. Segundo o secretário, a medida segue o contrato firmado na gestão anterior e visa reforçar a segurança viária, além de estimular o cumprimento das leis de trânsito.

“Estamos seguindo o cronograma previamente estabelecido. Nosso papel agora é monitorar e acompanhar o processo, que inclui a instalação dos equipamentos, solicitação de validação pelo Inmetro e liberação final para operação”, explicou Abreu. Ele reforçou que a principal finalidade das lombadas não é a aplicação de multas, mas sim a promoção de respeito às normas de trânsito. “A multa é apenas uma consequência. O mais importante é que as pessoas respeitem a velocidade da via e cumpram as regras estabelecidas”.

A ausência dos fotossensores em parte do ano passado contribuiu para a redução significativa no volume de multas, sendo a fiscalização realizada exclusivamente por equipes de campo da Secretaria. Contudo, o retorno dos equipamentos é visto como essencial para aumentar a eficácia no controle do trânsito. Segundo o secretário, o trabalho atual inclui não apenas a reinstalação dos dispositivos, mas também a sinalização de novos pontos e a integração de soluções tecnológicas.

Novos contratos e expansão do monitoramento

Abreu informou que os trabalhos estão sendo realizados por um consórcio de empresas contratado através de licitação, em substituição à gestão anterior. O novo modelo também prevê a utilização de tecnologias modernas para o controle de trânsito, incluindo a liberação de corredores exclusivos para ônibus e motociclistas. Atualmente, 16 locais já estão sinalizados e liberados para operação, e a cada semana novos pontos serão incorporados ao sistema.

“Estamos monitorando o uso compartilhado dos corredores por motociclistas e ônibus e, até o momento, não houve registros de incidentes. Mantemos um diálogo constante com motoristas e operadores para garantir que tudo funcione de maneira segura”, acrescentou o secretário.


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