25 de junho de 2024
Férias

Prefeitura de Goiânia retoma campanha de conscientização ‘Pipa Sem Cerol’

Durante o período, a corporação disponibiliza o número emergencial 153 para atendimento de denúncias de uso de cerol
Segundo a prefeitura, a prática de soltar pipa com cerol é proibida em Goiânia. (Foto: GCM).
Segundo a prefeitura, a prática de soltar pipa com cerol é proibida em Goiânia. (Foto: GCM).

Nesta segunda-feira (3), a Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência da Guarda Civil Metropolitana (GCM), lança, às 8 horas, a campanha Pipa Sem Cerol. Segundo a GCM, a campanha será realizada entre 3 de junho e 01 de setembro. Durante o período, a corporação disponibiliza o número emergencial 153 para atendimento de denúncias de uso de cerol. A prefeitura informa que, desde 2021, não registra mortes por cerol.

A solenidade de lançamento será realizada no Núcleo Socioambiental PUAMA e visa conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre os perigos do uso do cerol e de outras linhas cortantes, como a linha chilena e a linha indonésia. Segundo a prefeitura, a prática de soltar pipa com cerol é proibida em Goiânia e em muitas cidades do Brasil devido aos riscos que representa para a segurança.

A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia orienta que é preciso escolher um local propício para a brincadeira, que precisa ser afastado do trânsito da cidade e longe de fios elétricos. Os lugares mais adequados são praças abertas, campos de futebol e outras áreas sem riscos para condutores de bicicletas ou motocicletas, pedestres e residências. Há um risco grande também para quem empina pipa próximo de rede elétrica, em cima de lajes, barrancos e ruas com trânsito rápido.

Campanha Pipa Sem Cerol

A campanha é promovida pela Guarda Civil Metropolitana em parceria com o DETRAN-GO, a ONG Guardiões do Verde, Secretaria Municipal de Educação Goiânia (SME), motoclubes Inhumas GO e Nacinaes, Movimento Lixo Zero, Associação dos Servidores da Guarda Municipal de Goiânia, além das empresas Rei Cred e Manda Gelo. Este ano, além do Programa Guarda Mirim, a Assessoria de Políticas Sobre Drogas e a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Escola Municipal Percival Xavier Rebelo, participam da solenidade.

Número de vítimas fatais por cerol desde a criação da campanha Pipa Sem Cerol:

2009: Nenhuma morte
2010: 4 mortes
2011: 1 morte
2012: Nenhuma morte
2013: 1 morte
2014: Nenhuma morte
2015: 1 morte
2016 a 2020: Nenhuma morte
2021: 1 morte
2022 a 2023: Nenhuma morte


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019