21 de março de 2025
Sinalização

Prefeitura de Goiânia instala pórticos de orientação para motoristas na Marginal Botafogo

Além das placas, estão sendo instalados seis pórticos de grande porte ao longo da via, melhorando a visibilidade e segurança
Secretaria de Engenharia de Trânsito instala seis pórticos de orientação na Marginal Botafogo. Foto: SET.
Secretaria de Engenharia de Trânsito instala seis pórticos de orientação na Marginal Botafogo. Foto: SET.

A Prefeitura de Goiânia está reforçando a sinalização da Marginal Botafogo, com 14 quilômetros de extensão, através da instalação de placas de orientação de trânsito (POT). Esses equipamentos ajudam motoristas a localizar acessos a bairros, à BR-153 e a pontos turísticos. Além das placas, estão sendo instalados seis pórticos de grande porte ao longo da via, melhorando a visibilidade e segurança para os condutores.

Os pórticos, com largura entre 11 e 18 metros, estão posicionados em pontos estratégicos, como a alça de acesso ao Setor Criméia, no final da Marginal com a Avenida Goiás, próximo aos viadutos da Rua 88, Avenida Jamel Cecílio, 2ª Radial e no final da via, em direção a Pedro Ludovico. Cada estrutura exige uma base robusta de 1,20 metro de largura e 3 metros de profundidade, com a utilização de um caminhão betoneira por base. A escavação para cada pórtico retira, em média, de três a quatro caminhões de terra.

O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destacou a importância da iniciativa: “A Marginal Botafogo sempre teve pouca sinalização para orientação de trânsito, especialmente para motoristas de outras cidades, como caminhoneiros. Essa sinalização facilitará a identificação das saídas.” Ele também explicou que, por ser uma via rápida, a sinalização precisa ser antecipada, e as placas POT em pórticos são a solução mais eficiente para garantir tempo hábil aos motoristas.

Na próxima etapa, o projeto se expandirá para a Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara, com placas indicativas para a BR-153, o bairro e o Aeroporto de Goiânia, além da Rua Recife, no Setor Alto da Glória, orientando motoristas para a BR-153 (sentido Aparecida de Goiânia) e o Parque das Laranjeiras.


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia