O prefeito Sandro Mabel (UB) e o diretor do Ministério da Saúde, Rodrigo Faria, lançaram na manhã desta terça-feira (13) o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), na capital goiana. De acordo com a Prefeitura, em Goiânia, o PMAE será implementado nas áreas de cardiologia, oftalmologia, oncologia e ortopedia, com o objetivo de reduzir o tempo dos pacientes na fila de espera.
“Mais importante do que não ter fila é o tempo que a pessoa fique nessa fila seja o menor possível e, principalmente, seja o adequado”, explicou o diretor do Ministério da Saúde, Rodrigo Faria. “Esperar na fila por uma unha encravada, é uma coisa. Esperar na fila por suspeita de câncer é outra, então não dá para tratar as duas coisas iguais, a gente precisa tratar de forma diferente. E o programa visa, principalmente, reduzir esse tempo”, salientou.
De acordo com o secretário da Saúde de Goiânia, Luiz Pellizzer, Goiânia conta, atualmente, com cerca de 94 mil a 110 mil consultas ambulatoriais retidas. Somente na área de oftalmologia, a demanda é de aproximadamente 36 mil pacientes.
Pellizer destaca, ainda, que o Hospital Leste Vila Nova já encontra-se apto para a realização de atendimentos dentro do programa, com a disponibilização de 1.900 consultas por mês. O paciente será contatado, segundo ele, via WhatsApp ou ligação por meio do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), para encaminhamento à unidade de saúde, onde serão realizados os atendimentos.
“O programa traz um novo modelo de financiamento que facilita o encaminhamento do paciente desde a atenção primária até o diagnóstico final, garantindo que ele não precise entrar em várias filas e que tenha acesso a um ciclo de cuidados integrados”, frisou o secretário.
O evento ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença de vereadores e deputados, incluindo do PT, como Kátia Maria e Mauro Rubem. Isso porque o programa é uma iniciativa do governo federal que visa ampliar e qualificar o acesso da população a serviços de saúde especializada.
“O presidente Lula tem feito um esforço para reduzir filas e tempo de espera”, destacou a vereadora. “É um avanço para que a gente possa ter a garantia da saúde das pessoas de Goiânia”, celebrou Kátia Maria.
Leia mais sobre: Ministério da Saúde / PMAE / Prefeitura de Goiânia / Saúde Goiânia / Cidades