21 de julho de 2024
IPTU

Prefeitura de Goiânia divulgará novidades sobre o IPTU 2023 na próxima semana

O secretário municipal de Finanças apresentará as novidades sobre formas de pagamento, consulta e atendimento, na próxima segunda-feira (3)
O Secretário Municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves apresenta novidades quanto à forma de pagamento. Foto: Secom
O Secretário Municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves apresenta novidades quanto à forma de pagamento. Foto: Secom

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), divulgará os dados referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023, na próxima segunda-feira (4), em coletiva de imprensa. Na ocasião, o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves, elucidará novidades quanto à forma de pagamento, consulta e atendimento ao contribuinte.

Este ano, haverá mudanças em relação a consulta do tributo, ao atendimento do cidadão para 2023, como a possibilidade de tirar dúvidas, contar com ajuda para a retirada dos boletos e pagamentos, e até consultar com mais facilidade os dados sobre o tributo.

Os contribuintes começam a receber a carta com a notificação do imposto e boletos a partir da próxima semana, quando também estará disponível o acesso ao site para consulta e pagamento via cartões de crédito e débito. A primeira parcela e a cota única com desconto vencem no dia 20 de abril.

Novo Código Tributário

Com a atualização do Código Tributário do Município (CTM) de Goiânia, sancionada pelo prefeito Rogério Cruz em dezembro de 2022, o IPTU do goianiense passou a ser corrigido somente pela inflação. A medida é válida já para este ano e segue até 2025.

De acordo com Rogério Cruz, a correção pela inflação é uma forma de promover justiça social. “Garante que as famílias goianienses tenham um início de ano com mais economia”, afirmou o prefeito ao sancionar o CTM.

Confira o calendário de pagamento do IPTU 2023:
1ª parcela ou cota única: vencimento em 20 de abril
2ª parcela: vencimento em 22 de maio
3ª parcela: vencimento em 20 de junho
4ª parcela: vencimento em 20 de julho
5ª parcela: vencimento em 21 de agosto
6ª parcela: vencimento em 20 de setembro
7ª parcela: vencimento em 20 de outubro
8ª parcela: vencimento em 20 de novembro
9ª parcela: vencimento em 20 de dezembro


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.