22 de fevereiro de 2024
Concessão

Prefeitura de Goiânia cede área à Saneago para ampliação da rede de esgoto da região Noroeste

A área com 225 m² será destinada à obra da Estação Elevatória de Esgoto Sanitário Recanto do Bosque , com investimentos no valor de R$ 35 milhões
O prefeito Rogério Cruz assinou termo que cede área para a Saneago. Foto: Jucimar de Souza
O prefeito Rogério Cruz assinou termo que cede área para a Saneago. Foto: Jucimar de Souza

A Prefeitura de Goiânia regularizou a documentação que cede parte da Área Pública Municipal (APM 27), com superfície de 225 metros quadrados à Saneago. O prefeito Rogério Cruz assinou, nesta quinta-feira (14), o termo de cessão de uso do imóvel para obra da Estação Elevatória de Esgoto Sanitária (EEE) Recanto do Bosque.

As obras da Estação da Saneago terão investimento no valor de R$ 35 milhões e vão proporcionar a implantação de 15 mil novas ligações, com alcance para atender cerca de 50 mil pessoas da região. A parceria entre a Prefeitura de Goiânia e a Saneago se estabelece por meio do Contrato de Programa para prestação dos serviços de água tratada e esgotamento sanitário no município.

A assinatura do termo se dá em conformidade com a Lei nº 10.888, sancionada pelo prefeito Rogério em janeiro deste ano, que autorizou a desafetação e cessão de uso da área pública. Com efeito, a regulação, controle e fiscalização dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário prestados no município são realizados pela Agência de Regulação de Goiânia (AR).

Desenvolvimento urbano

De acordo com o prefeito Rogério Cruz, a ação faz parte do plano de desenvolvimento da cidade. “Goiânia é uma cidade que desenvolveu muito e o Poder Público precisa acompanhar esse desenvolvimento e crescimento da cidade. Nossa parceria com a Saneago é para que possamos dar pleno acesso aos moradores. Falta muito pouco para que o saneamento e a água cheguem totalmente à população da cidade de Goiânia”, destaca Cruz.

Conforme o diretor-presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski, o plano é expandir a rede de esgoto para ampliar o atendimento de todas as áreas da capital. “Há muitas obras em execução na Capital e, hoje, a Prefeitura cede o uso de uma área na Região Noroeste, região onde nós estamos expandindo as redes de esgoto, que ainda tem áreas lá que não são atendidas. O intuito é atender a população, por isso estamos juntos, Prefeitura, Estado, Saneago, levando benefícios a todos”, destaca.

Por fim, a parceria entre a Saneago e a Prefeitura promete reduzir os custos da tarifa para a população. “A partir da cessão de uma área, o custo da Saneago diminui. O prefeito Rogério auxilia para que a tarifa fique mais baixa, o que reflete em um progresso para o município, e, em contrapartida, a AR fiscaliza e não deixa que isso seja um ganho financeiro à Saneago”, explica o presidente da AR, Hudson Novaes.


Leia mais sobre: / / Notícias do Estado

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.