A Prefeitura de Goiânia inaugurou, nesta sexta-feira (21), os novos pontos provisórios para descarte de resíduos inorgânicos. São oito novos ecopontos instalados em diferentes regiões da cidade, de modo a evitar que os moradores depositem lixo em lotes baldios e calçadas.
Ao Diário de Goiás, a presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Zilma Percussor, explicou como funcionará o sistema nos novos ecopontos. “Dada essa urgência de organizar e as pessoas terem os pontos para colocar, a gente definiu fazer isso de uma forma mais emergencial e colocar esses pontos de descarte provisórios. Nesses pontos, a gente está avançando até no modo de fazer, que nós colocamos para as pessoas irem lá e descartarem”, detalhou.
Os pontos provisórios foram definidos pela Amma com base na demanda de descarte em cada local. Alguns estão situados em áreas públicas validadas pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), enquanto outros foram instalados em terrenos privados com autorização dos proprietários.
De acordo com a Amma, os pontos provisórios serão limpos diariamente pelas equipes municipais. Cada cidadão pode descartar até dois metros cúbicos de resíduos, o equivalente ao volume de uma carretinha ou da carroceria de uma caminhonete. Materiais excedentes devem ser encaminhados ao aterro sanitário.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), enfatizou que não serão autorizados descartes de grandes quantidades de resíduos. “Não será permitido o despejo de entulho em grande quantidade, como por caminhões basculantes. Quem descumprir essa regra será autuado. Nosso objetivo é organizar a cidade, e para isso precisamos da conscientização da população”, reforçou Mabel.
Nestes ecopontos temporários, podem ser descartados: entulhos de construção; resíduos de poda e jardim; materiais recicláveis e móveis (uma unidade por pessoa, recolhidos pelo serviço Cata-Treco). Além dos pontos provisórios, Goiânia conta com ecopontos fixos, que recebem os mesmos tipos de resíduos, além de eletrônicos, com limite de três unidades por pessoa; pneus, até quatro unidades por pessoa; e óleo de cozinha usado.
Com o novo reforço, a cidade conta agora com 13 locais para descarte de resíduos inorgânicos. “Criamos esses ecopontos temporários para oferecer à população locais adequados para o descarte. Mas queremos chegar a 30, identificando as áreas com maior necessidade e evitando que os resíduos sejam descartados de forma irregular”, explicou Mabel.
Locais para descarte de resíduos inorgânicos
Os novos pontos de descarte provisórios estão localizados nos seguintes endereços:
- Rua Perimetral 2 com Av. Liberdade, Vale do Araguaia;
- Av. Maurício Gomes com Av. Berlim, Jardim Europa;
- Via das Chácaras com Rua Anicuns 3, Residencial Anicuns;
- JH-14, Jardim das Hortências;
- Rua SV-18 com Rua Jaraguá, Solar Ville;
- Av. Antônio Fidelis, próximo à Alameda Imbé, Parque Amazônia;
- Av. Veneza com VN22, Brisas do Cerrado;
- Av. do Capim com Rua RB17, Recanto do Bosque.
Os ecopontos fixos estão localizados nos bairros:
- Jardim Guanabara II – Rua GB-5 com Rua GB-6;
- Setor Faiçalville – Av. Nadra Bufaiçal com Av. Madri APM;
- Jardim São José– Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda;
- Residencial Campos Dourados – Rua São João Del Rei APM 07;
- Parque Eldorado Oeste – Rua Elo 43.
Leia mais sobre: amma / Descarte de lixo inorgânico / Novos ecopontos provisórios / Prefeitura de Goiânia / Cidades / Goiânia