30 de junho de 2022
Acolhimento

Prefeitura de Goiânia acolhe pessoas em situação de rua para protegê-los do frio

Servidores foram orientados acolher todos aqueles que queiram ser encaminhados ao abrigo montado no Parque Mutirama
(Foto: Secom/GCM)
(Foto: Secom/GCM)

Na noite desta quarta-feira (18), equipes da prefeitura de Goiânia percorreram às ruas da capital para prestar auxílio à população em situação de rua e que sofre com a onda de frio intenso. Servidores foram orientados acolher todos aqueles que queiram ser encaminhados ao abrigo montado no Parque Mutirama.

O abrigo foi ampliado para capacidade de 120 pessoas, além disso, também recepcionará aqueles que buscarem assistência de forma espontânea. Segundo a prefeitura, a população assistida recebe acompanhamento em tempo integral, da noite até a manhã do dia seguinte.

“O prefeito Rogério Cruz, com o apoio de toda a equipe, montou um plano de ação depois de mapear a localização das pessoas em situação de vulnerabilidade, em Goiânia. Já conseguimos cadastrar mais de 120 pessoas. Enquanto perdurar o frio, caminharemos junto a essas pessoas, com a proposta de oferecer todo o apoio necessário”, diz a secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cida Garcêz, presente na ação do Mutirama.

Continua após a publicidade

Parcerias

A primeira-dama do Estado e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, participou da distribuição de kits aos moradores em situação de rua e reforçou a importância do trabalho conjunto da prefeitura com o Governo de Goiás.

“Estamos trabalhando em conjunto com a Prefeitura de Goiânia, porque sabemos que é nos municípios onde as pessoas vivem. Hoje, aqui, o município está sendo representado pela equipe de assistência social. É assim que nós estamos trabalhando, em parceria, porque é dessa formam que conseguimos fazer um trabalho muito melhor, e acolher mais gente que precisa da ajuda do poder público”, afirma a primeira-dama.

Continua após a publicidade

Secretária de Relações Institucionais do município, Valéria Pettersen diz que a convergência de esforços com Governo de Goiás amplia o alcance das políticas de assistência social em Goiânia. “A nossa parceria resultou na distribuição de agasalhos, doados pela OVG, aos moradores de rua. Desde a noite de terça-feira, a prefeitura disponibiliza espaço no Parque Mutirama, para onde estão sendo levadas as pessoas que se encontram nas ruas, e lá elas têm cobertores e alimentação. Por isso, é muito importante essa parceria”, pontuou.

A assistente social e tesoureira da Associação Tio Cleobaldo, Maylla Amorim Lopes, afirma que a entidade sempre trabalhou em parceria com órgãos governamentais, no acolhimento do público vulnerável, e que a sinergia dá bons resultados. “Com esse trabalho, levamos alimento, aconchego, e vacinas disponibilizadas aqui pela Prefeitura de Goiânia. Além do alimento do corpo, estamos proporcionando o alimento da alma”.

Leia também: