28 de junho de 2022
Notícias • atualizado em 19/10/2020 às 22:06

Prefeitura autoriza cultos e missas em igrejas todos os dias

Igrejas poderão ser abertas com capacidade máxima de 50% e sem limitação de horários (Foto: Assembleia de Deus)
Igrejas poderão ser abertas com capacidade máxima de 50% e sem limitação de horários (Foto: Assembleia de Deus)

A Prefeitura de Goiânia anunciou nesta segunda-feira (10/10) que o Comitê de Operações Emergência (COE) ao enfrentamento do coronavírus se reuniu e fez novas deliberações com relação à flexibilizações na capital. Os protocolos e as definições serão publicadas até o final de semana no Diário Oficial do Município.

Entre as flexibilizações estão a reabertura de cursos livres, técnico-profissionalizantes e de extensões, como por exemplo de idiomas, dança e música. Segundo o anúncio, os cursos terão alguns requisitos como de capacidade máxima de até 30% e a proibição de entrada de crianças com até 12 anos de idade além de idosos acima dos 60 anos, bem como pessoas portadores de comorbidades. 

Alguns detalhes de acordo com especificidades de cada curso serão implantadas também. “Curso de dança, proíbido contato físico entre os praticamentes. Os detalhes serão publicados até o final de semana”, destacou o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes. 

Continua após a publicidade

A nota técnica que será publicada ainda aponta que os berçários poderão ser reabertos porém, ainda não estão autorizados eventos públicos nos locais, como palestras, seminários, campeonatos esportivos, etc. 

Abertura de igrejas e deliberações para o feriado de finados

O superintendente de Vigilância também destacou alguns pontos do novo decreto, entre eles, a abertura todos os dias e em horários livres para as igrejas. Antes, havia restrição de dias e horários para a abertura de templos religiosos, desde que ocupem a metade dos seus espaços. “Foi autorizado o retorno do funcionamento das igrejas e templos religiosos com capacidade para 50% e o funcionamento normal durante todos os dias da semana. A restrição do horário de funcionamento foi eliminado. Os cultos e templos religiosos voltam à partir da próxima semana com a publicação do decreto municipal”, pontuou.

Continua após a publicidade

Yves também destacou que as devidas instruções foram dadas para o feriado do próximo dia 2 de novembro. “Foi deliberado o protocolo sanitário para o dia de finados, para que os cemitérios sigam algumas regras para evitar aglomerações. Dentre os pontos discutidos foi a restrição de missas dentro dos cemitérios, a proibição de entregas de santinhos e folhetos dentro e ao redor dos cemitérios”

Nesta segunda-feira foi realizada mais uma reunião no COE onde foi deliberado a abertura de algumas atividades econômicas.

Cursos livres, técnicos-profissionalizantes e de extensão que atendem setores econômicos como de idiomas, dança e música.

O protocolo será publicado até o final de semana.

Capacidade de 30%. Proibido a entrada de crianças até 12 anos, acima de 60 anos, portadoras de comorbidades.