23 de maio de 2022
Romaria 2022 • atualizado em 03/05/2022 às 20:25

Prefeitura anuncia formato da Romaria de Trindade 2022

Caso a festa seja presencial, a cidade poderá receber até 5 milhões de pessoas nos dez dias de duração do evento, segundo estimativas do setor de segurança pública
Desde 2019, por conta da pandemia da Covid-19, a Romaria no formato presencial foi interrompida. (Foto: Divulgação)
Desde 2019, por conta da pandemia da Covid-19, a Romaria no formato presencial foi interrompida. (Foto: Divulgação)

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, acompanhado pelo governador Ronaldo Caiado, reitoria da Basílica do Divino Pai Eterno e demais autoridades vão anunciar, nesta quarta-feira (4), qual formato, se presencial, ou não, será realizada a Romaria do Divino Pai Eterno de 2022.

A decisão será baseada nos dados epidemiológicos apurados pelo Gabinete de Operação de Emergência e Saúde (GOE), que divulgará nota técnica a respeito do cenário atual da pandemia.

Desde 2019, por conta da pandemia da Covid-19, a Romaria no formato presencial foi interrompida. Neste ano, caso ocorra neste formato, a cidade poderá receber até 5 milhões de pessoas nos dez dias de duração do evento, segundo estimativas do setor de segurança pública. O calendário da Romaria vai de 24 de junho a 03 de julho de 2022.

Continua após a publicidade

Independente do formato, os detalhes e orientações gerais para o período da Romaria estão sendo definidos na Sala de Gestão Integrada sobre a Romaria de 2022, que foi instalada pela Prefeitura no Centro Administrativo, e que tem feito reuniões periódicas com representantes das diversas instituições envolvidas, como da Prefeitura de Trindade, Governo do Estado, Igreja Católica e sociedade civil.

Romaria do Divino Pai Eterno

A Romaria do Divino Pai Eterno é uma celebração centenária, uma novena intercalada por diversas outras manifestações religiosas católicas, como, procissões, missas, e/ou confissões, com milhões de fiéis chegando a pé, em comitivas a cavalo ou em procissões de carros de boi, vindos de diversas cidades do interior de Goiás, de diferentes estados brasileiros e de outros países.

Em 2019, data da última edição, mais de 3 milhões de visitantes passaram por Trindade, oitava cidade mais populosa de Goiás. O evento é a maior festa religiosa da Região Centro-Oeste e considerada a segunda maior do Brasil.

Continua após a publicidade

Leia também: