No próximo sábado (22), inicia o pré-carnaval em Goiânia. A estreia do Folia Goiás, que promete ser o maior pré-carnaval da história da capital, acontecerá em mais de 10 horas de festa, passando pelas ruas e bares da cidade, com expectativa de atrair 150 mil foliões. O evento conta com a organização do Governo do Estado, da Prefeitura de Goiânia, do Serviço Social do Comércio de Goiás (SESC) e com a participação da Liga dos Blocos – Pré-Carnaval Oficial de Goiânia.
De acordo com a organização, somente na Avenida 85, por onde passarão os principais blocos, neste final de semana, estão previstas mais de 100 mil pessoas. No circuito Folia Goiás que será montado entre o campo do Goiás e a Avenida T-11, a festa começa às 15h.
O SESC Goiás contratou os artistas: Maristela Muller, Chiclete com Banana, Dj Múcio, Maíra Lemos e Heróis de Botequim, que farão shows abertos ao público. As apresentações vão alternando com os trios que chegam dos blocos a partir das 18 horas, saindo em cortejo de suas concentrações para a Av. 85, onde se encontram para um grande desfile popular.
Blocos participantes do circuito
A Liga dos Blocos – Pré-Carnaval Oficial de Goiânia, que tem o apoio dos governos, é composta por 11 blocos, que realizam suas concentrações em bares e locais tradicionais da cidade, onde a animação já toma conta dos foliões a partir do meio-dia com mais de 40 atrações nacionais e locais divididas em 11 concentrações. Confira os 11 blocos que fazem parte da Liga:
- Bloco Cateretê
- Bloco Cerrado
- Bloco Aê
- Bloco CarnaRock
- Bloco Uai
- Bloco Meu Pai Te Ama
- Bloco Madá
- Bloco do Carneiro
- Bloco Não Encha Meu Sax
- Bloco Sobe no Meu Trem
- Bloquinho Eletrônico Vai Tomando
Regras e segurança
Neste ano, o evento ganha ainda mais estrutura, com reforço na segurança, logística eficiente e um circuito planejado para proporcionar uma experiência inesquecível. “A Liga surgiu com a proposta de tornar o pré-carnaval da cidade mais democrático, acessível e organizado, fortalecendo o turismo e a economia local”, explica Emerson Tokarski, presidente da Liga.
Entre as definições do governo e prefeitura para a avenida, está a proibição para garrafas de vidro. O folião poderá levar sua própria bebida para a pipoca do Folia Goiás, desde que não seja em garrafa. A mesma regra vale para os ambulantes, que serão impedidos de entrar no trecho fechado com garrafas de vidro.
O evento ainda conta com apoio total da Polícia Militar e da Guarda Municipal. “Neste ano com a Realização do Circuito Goyazes pelo Governo do Estado, Prefeitura de Goiânia e SESC Fecomércio, o folião terá ainda mais segurança e tranquilidade com a união de todos em torno deste grande evento”, reforça Tokarski.
Programação gratuita
O desfile do Pré-Carnaval Folia Goiás terá acesso gratuito, contemplando todos os blocos apoiados. O prefeito da capital, Sandro Mabel, garantiu suporte da administração municipal para a realização do evento. “Vamos entrar para facilitar as licenças, auxiliar na segurança e tudo o que pudermos ajudar”, afirmou.
Em 2025, o Carnaval está sendo amplamente apoiar pelo Governo de Goiás. O apoio do Governo de Goiás à festividade demonstra a importância do acesso à cultura, valorização da identidade local, fomento às artes e à economia. “Só na capital, do recurso de R$ 1 milhão em investimentos, o retorno será de R$ 7 milhões”, ressaltou o secretário da Retomada, César Moura. “Nós acreditamos que a cultura também pode contribuir com as políticas públicas voltadas para o turismo, para a geração de emprego e renda”, resumiu a secretária da Cultura, Yara Nunes.
Confira a programação do Pré-Carnaval Folia Goiás na Avenida 85:
15h – DJ Mucio
16h – Heróis do Botequim
18h – Maira
19h – 2501
20h – Chiclete com banana
21h – Maristela Müller
Biquíni Cavadão – Em definição.
Leia mais sobre: Carnaval de Rua Goiânia / Folia Goiás / Pré-Carnaval em Goiânia / Cidades / Goiânia