13 de outubro de 2024
Brasil

Possível futuro ministro do STF apresenta em currículo pós-graduação que não existe em Universidade citada

Kassio Nunes Marques aguardava aval do Senado para assumir a cadeira no STF (Foto: Ramon Pereira)
Kassio Nunes Marques aguardava aval do Senado para assumir a cadeira no STF (Foto: Ramon Pereira)

No currículo acadêmico apresentado pelo desembargador Kassio Nunes Marques, indicado do presidente da República Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF) há um curso de pós-graduação que não é confirmado pela Universidade de La Curuña, na Espanha, citada no documento. As informações foram publicadas nesta terça-feira (06/10) no Jornal Estado de São Paulo.

No currículo enviado ao Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1) e publicado no site da Corte, Marques menciona o curso ‘Contratación Pública’, pela Universidade espanhola, porém, questionada pela reportagem do Estadão, a mesma informou que não oferece nenhuma pós graduação com este nome.

Por sua vez, a Universidade enviou uma cópia de um certificado que mostra que Marques participou de apenas um curso de cinco dias, entre 1 e 5 de setembro de 2014. O evento era o “I Curso Euro-Brasileiro de Compras Públicas”, organizado pela Universidade da Corunã.

Segundo a publicação do jornal paulista, Kassio já tem ciência que o assunto se tornou público e comentou sobre a pauta nesta terça-feira (06/10) em uma reunião que teve com sete senadores. De acordo com um senador presente na reunião, Marques teria demonstrado preocupação, mas disse que já teria as justificativas em mãos, inclusive, alegando que para assumir o posto de ministro do STF não há sequer a exigência de formação em Direito, mas de reputação ilibada.


Leia mais sobre: / Brasil / Destaque 2 / Política