26 de maio de 2022
Destaque

Positividade de testes para covid aumenta e chega a quase 25% em Goiânia

Testagem em Goiânia. (Foto: Prefeitura de Goiânia)
Testagem em Goiânia. (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A taxa de positividade dos testes para diagnóstico da covid-19 em Goiânia atingiu um elevado patamar nesta terça-feira (11). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um a cada quatro goianienses que fizeram o teste estavam com o coronavírus.

Ao todo, foram 2.134 testes aplicados, com 505 positivos. A taxa de positividade geral, portanto, foi de 24,7%.

Houve três pontos de testagem na capital. A maior procura se deu no Cepal do Setor Sul, com 1.197 pessoas testadas. Foi lá também o maior percentual de positivos para a covid-19. Quase um terço dos diagnósticos foi coronavírus (32,2%). Na Praça da Vitória, entre 961 testes, 23,72% foram positivos. Por fim, no Sest/Senat, foram 1.039 testes, com positividade de 25,7%.

Continua após a publicidade

Os números desta terça são bem superiores às médias das últimas semanas. Entre 13 e 19 de dezembro do ano passado, por exemplo, este índice estava em 3,1%. Ele subiu para 6,6% na semana do Natal e para 11,7% na seguinte, durante o réveillon. O índice começou janeiro em 19%, mostrando um aumento consolidado.

O aumento da taxa de positividade é, segundo especialistas, efeito da disseminação da variante ômicron, mais contagiosa. Além disso, as festas de fim de ano também contribuíram para o avanço do vírus.