24 de maio de 2024
Trânsito • atualizado em 17/05/2022 às 08:00

Ponte sobre Ribeirão Santo Antônio, na BR-153, em Aparecida de Goiânia, é liberada para tráfego

Via foi construída em curto período, de forma emergencial
Foto: Reprodução/PRF
Foto: Reprodução/PRF

Foi liberado nesta terça-feira (17), o tráfego na ponte sobre o Ribeirão Santo Antônio, na BR-153, em Aparecida de Goiânia. Construída pela Triunfo Concebra, a obra, situada no km 508, sentido sul, foi estruturada de forma emergencial, em um curto período.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre fevereiro a maio, mais de 90 profissionais diretos e indiretos foram empenhados nas diversas etapas que envolveram a instalação. Toda a sinalização vertical e horizontal neste segmento também foi refeita, permitindo a entrega do novo dispositivo para ampliação da segurança e fluidez do tráfego no local.

As razões para a obra emergencial se deram, segundo a PRF, pelo fato de o sistema de drenagem que foi construído na década de 50 não suportar mais a capacidade da vazão de água das chuvas ao Ribeirão Santo Antônio. As fortes chuvas registradas no início do ano também provocaram erosão no pavimento e com análise de consultores estruturais e geotécnicos foi constatado o comprometimento da estrutura e fundação do bueiro e dos aterros laterais. 

Considerada a solução adequada para saneamento deste ponto da rodovia, a ponte de concreto foi construída com 30 metros de comprimento, lajes de aproximação estaqueadas, de 6 metros de comprimento cada lado, extensão total de 42 metros e estrutura com 12 vigas pré-moldadas em concreto, com fundação composta por 54 estacas metálicas de 17 metros de comprimento, em média, para suporte das vigas e das lajes de transição.

A liberação do tráfego ocorreu após inspeção conjunta com representantes da PRF, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e equipe técnica da Triunfo Concebra.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades