logomarcadiariodegoias2017

lula foto ricardo stuckert.jpg

A pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo (15), mostra que dois de cada três eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverão votar em quem ele apoiar nessa corrida presidencial, caso o petista fique impedido de disputar o pleito.

No entanto, um terço dos eleitores de Lula se declararam sem candidato diante das opções oferecidas nos cenários em que o ex-presidente não participa da eleição. Os consultados durante o levantamento informaram que preferem votar em branco, ou anular o voto, em vez de escolher outro nome.

66% dos eleitores de Lula votariam no indicado pelo ex-presidente com certeza e 21% talvez. Entre os nomes lançados na disputa eleitoral, os que mais se beneficiam com a ausência do líder petista são a ex-senadora Marina Silva (Rede) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que foram ministros de Lula, mas se distanciaram muito do PT nos últimos anos.

De acordo com a pesquisa, Marina alcança no máximo 20% dos votos dos eleitores de Lula nos cenários em que o ex-presidente é substituído por um dos dois nomes cotados no PT para assumir a vaga, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o ex-governador da Bahia Jaques Wagner.

Já o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes fica com 15% das intenções de voto de Lula no cenário mais favorável para ele, de acordo com o Datafolha. Manuela D’Ávila (PC do B), que ficou ao lado de Lula nas horas que antecederam sua prisão no dia 7, herda apenas 3% dos votos.

Segundo o Datafolha, parte do eleitorado lulista se dispersaria para nomes fora da esquerda. Alguns eleitores se mostram dispostos a apoiar até nomes como o deputado Jair Bolsonaro (PSL), ou o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que Lula derrotou na eleição presidencial de 2006.

Metodologia

A pesquisa foi feita em 227 municípios brasileiros, onde foram ouvidas 4.194 pessoas entre quarta (11) e sexta-feira (13). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Registrada no TSE com o número BR -08510\2018.

Leia mais

Datafolha: Lula aparece na frente, seguido por Bolsonaro e Marina Silva

Sugestões e críticas, mande um Zap para a Redação

whatsapp 512

62 9 9820-8895

SEARCH