29 de maio de 2024
Internet

Política, autoajuda e religião: confira os 10 vídeos mais vistos de Leandro Karnal no Youtube

Historiador tem canal na internet onde fala sobre temas polêmicos, mas também sobre os assuntos abordados por seus livros, alguns deles entre os mais prestigiados do Brasil
Lista contém os 10 vídeos de Leandro Karnal que possuem mais de 1 milhão de visualizações; apesar disso, no total, canal do professor já soma mais de 61 milhões. (Imagem: reprodução/Youtube)
Lista contém os 10 vídeos de Leandro Karnal que possuem mais de 1 milhão de visualizações; apesar disso, no total, canal do professor já soma mais de 61 milhões. (Imagem: reprodução/Youtube)

O historiador, professor e palestrante Leandro Karnal, de 59 anos, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e membro da Academia Paulista de Letras e professor da Unicamp por mais de 20 anos, ultrapassou as 60 milhões de visualizações de seus vídeos no canal oficial do Youtube. Reconhecido como importante palestrante, intelectual e formador de opinião, Karnal se consolidou na plataforma publicando vídeos sobre temas polêmicos, que envolvem assuntos relacionados à política, religião e autoajuda.

Além disso, o canal ainda trás algumas partes de seus livros, que estão entre os mais prestigiados do Brasil, como “O Dilema do Porco-Espinho”, “Todos Contra Todos” e “Crer ou Não Crer”. Por isso, o Diário de Goiás reuniu os 10 vídeos mais populares de Leandro Karnal, todos com mais de 1 milhão de visualizações cada um, que tratam de diferentes assuntos. Confira.

Reflexões sobre o medo

Neste vídeo, que possui 1 milhão de visualizações, Karnal fala sobre a importância do medo. O historiador também explica o que se deve fazer diante dele, diferencia medo de fobia, e o que pensadores e filósofos refletiram sobre isso.

O que motiva você a acordar todos os dias?

Em outro vídeo que alcançou 1 milhão de visualizações, Leandro Karnal questiona se o espectador é uma pessoa que levanta rapidamente da cama assim que o alarme toca ou faz parte do grupo dos que ficam adiando a saída do leito? Com isso, ele traz filosofias sobre o ato de sair da cama pela manhã. A partir de uma provocação apontada pelo escritor Eric Weiner no livro “O Expresso Sócrates”, o professor fala no vídeo sobre o cotidiano, a capacidade de cumprirmos deveres e a compreensão para uma vida mais consciente e feliz.

O pecado da preguiça

Neste vídeo de um ano atrás, que faz parte de uma série de vídeos sobre os pecados capitais, Karnal fala sobre a transformação e o sentido da palavra preguiça do decorrer da história. No roteiro, o historiador fala sobre o que a preguiça representa nos dias atuais, qual a relação histórica entre a preguiça, o calvinismo e o capitalismo e como utilizar a preguiça a favor da produtividade.

O dilema do porco-espinho: como encarar a solidão?

Em um dos vídeos mais antigos a ultrapassar 1 milhão de visualizações, este vídeo fala do livro de Karnal, que, a partir de referências de filósofos e da própria Bíblia, de fatos históricos e de romances, faz uma reflexão sobre a natureza de viver só – por pouco ou muito tempo, estando ou não acompanhado.

Religião: Judaísmo

Neste vídeo, outro que está entre o mais antigos a ultrapassar 1 milhão de visualizações, Leandro Karnal fala sobre a origem da religião judaica, a primeira a propor o monoteísmo, ou seja, a crença em um só Deus. O historiador também aborda sobre as inovações o Judaísmo trouxe para a Humanidade, sobre o que acreditam os judeus, as subdivisões da religião e como a tradição judaica contribuiu para a cultura ocidental.

O pecado da inveja

Neste outro episódio da série ‘Pecados e Virtudes’, o professor Leandro Karnal fala sobre a inveja, o “pecado envergonhado”. O historiador esmiúça sobre o que é a inveja, qual a relação entre inveja e cobiça e como lidar com a felicidade alheia em um mundo regido pelas redes sociais e falsos conceitos de felicidade e perfeição.

Você é de esquerda, de direita ou isentão?

Nem só de religião, autoajuda e filosofia são os vídeos de Leandro Karnal. O quarto vídeo mais visto de seu canal é o que fala sobre política, especificamente posicionamento de esquerda, direita ou isenção. Embasado pela história, o escritor reforça que o tema complexo e que divide opiniões. No vídeo, o historiador tenta fazer o espectador entender melhor o contexto em que surgiram os termos “direita” e “esquerda” na esfera política e o que Napoleão Bonaparte e a Revolução Russa têm a ver com a origem de revolucionários e reacionários.

Como manter o foco e atingir seus objetivos?

Sim, com mais de 3 milhões de visualizações, o terceiro vídeo mais visto do canal de Karnal é sobre como manter o foco e a concentração, já que tem sido uma tarefa difícil muito por causa das notificações no celular, principalmente vindas das redes sociais. No vídeo, o professor ainda convida a refletir sobre essa questão e em como otimizar a rotina para que possa ter mais concentração nas atividades cotidianas, se o foco pode ser treinado, ou como evitar distrações.

Como mudar hábitos e deixar de adiar obrigações?

No mesmo sentido do vídeo anterior, o segundo vídeo de Leandro Karnal, também com mais de 3 milhões de visualizações, fala de hábitos e obrigações, e como o cérebro é uma máquina de adiar tarefas importantes. Por isso, o professor ajuda a descobrir como não deixar tudo para a última hora e por que é tão difícil mudar velhos hábitos. Karnal ajuda, ainda, a entender o que fazer para treinar a mente para essa mudança e como não perder tempo com o que não é relevante.

Por que sou ateu?

Com 3,5 milhões de visualizações, o vídeo mais visto e mais popular de Leandro Karnal é, também, um dos mais polêmicos. No vídeo, o professor fala sobre o por quê de ser ateu, uma das perguntas que, segundo ele, mais recebe em suas redes sociais. O escritor esclarece a questão e conta os motivos que o levaram ao afastamento da religião.


Leia mais sobre: / Entretenimento

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.