A Polícia Civil de Goiás e do Distrito Federal deflagrou, nesta quarta-feira (12), a Operação “Sem Reservas”, cumprindo sete mandados de prisão em Goiânia e Bonfinópolis. A ação desmantelou um esquema de fraudes em reservas de pousadas falsas em Pirenópolis. Os investigados são suspeitos de envolvimento em pelo menos 62 crimes de estelionato no Distrito Federal entre 2023 e 2024. Cinco das vítimas identificadas são da cidade de Brazlândia.
Segundo a PCDF, os criminosos criavam perfis falsos de pousadas em Pirenópolis nas redes sociais, especialmente no Instagram, oferecendo diárias com preços atrativos. As vítimas eram convencidas a realizar pagamentos via PIX após negociações feitas pelo WhatsApp, onde os golpistas se passavam por proprietários ou responsáveis pelos estabelecimentos.
Para dar um ar de legitimidade à fraude, os criminosos elaboravam contratos falsos, utilizando timbres e logomarcas das pousadas. Após a confirmação do pagamento, as vítimas eram bloqueadas no WhatsApp. Muitas delas só percebiam o golpe ao chegarem às pousadas e descobrirem que suas reservas não existiam.
As investigações apontaram que o esquema contava com uma estrutura organizada, com divisão de tarefas e uso de diversas contas bancárias e códigos PIX, além da criação de múltiplos perfis falsos no Instagram.
A operação identificou oito integrantes do grupo, que atuavam de maneira coordenada na aplicação dos golpes. Sete foram presos na manhã de hoje (12), enquanto um permanece foragido. A ação mobilizou 56 policiais.
Leia mais sobre: Distrito Federal / Pirenópolis. / Polícia Civil de Goiás / Cidades / Notícias do Estado