15 de junho de 2024
Eleições 2012

PMDB e PSD empatam na disputa em Quirinópolis, até o momento

 

O jornal Tribuna do Planalto publicou a pesquisa IPEM com a disputa apertada na cidade de Quirinópolis, entre PSD e PMDB.

Informou o Tribuna do Planalto:

“Ao que tudo indica, a cidade de Quirinópolis (no sudoeste, a 293 km de Goiânia) terá uma disputa eleitoral apertada para a definição do seu próximo prefeito. Segundo a pesquisa Ipem /Tribuna do Planalto, os candidatos Odair Resende (DEM) e Paulo Cezar Martins (PMDB) estão empatados na corrida pelo Paço Municipal. O democrata tem 41,2% contra 40,6% do peemedebista. A diferença está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,9 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Os números são do cenário estimulado, aquele em que o eleitor dá sua opinião de acordo com uma tabela apresentada pelo entrevistador, contendo os nomes dos candidatos. Segundo a pesquisa, os dois polarizam a disputa no município. O outro candidato, Stênio Rodrigues (PSD), aparece na terceira colocação com 1% das intenções de voto.
A pesquisa também mostra que 3,7% dos entrevistados dizem que não votariam em nenhum dos três candidatos que concorrem na disputa. Segundo os números,  13,5% dos entrevistados dizem que ainda não se decidiram em quem votar. A pesquisa Ipem/Tribuna do Planalto realizou 406 entrevistas nos dias 24 e 25 julho e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) sob o número GO-00080/2012.

Estratificação
Os números apresentados ainda mostram que o candidato Odair Resende tem melhor desempenho entre os entrevistados do sexo feminino. Nesse estrato social, o democrata possui pouco mais de 44% das intenções de voto, contra 38,1% de Paulo Cezar Martins. O peemedebista, por outro lado, veria seu porcentual pular para 43% se fossem considerada apenas as opiniões masculinas. Entre os homens, Odair Resende tem 37% da preferência.
O candidato Odair Resende tem vantagem entre os jovens e idosos. Na parcela dos entrevistados que declararam ter entre 25 e 34 anos, o candidato abre 12 pontos porcentuais sobre Paulo Cezar Martins (49,4% a 37,4%). O peemedebista consegue mais adeptos à sua candidatura se for considerado os eleitores de meia idade. Na faixa que vai de 45 a 59 anos, a diferença também é de cerca de 12 pontos porcentuais, mas a favor de Paulo Cezar Martins.
Em relação ao nível de escolaridade, o peemedebista Martins possui maior apoio entre os formadores de opinião. O deputado tem cerca de 44% das intenções de votos entre os eleitores que disseram ter nível médio ou superior. Este porcentual cai para 35,4% entre os entrevistados com apenas o nível fundamental.
O democrata Odair Resende, ao contrário, vê a sua popularidade cair à medida que sobe a escolaridade. Entre os eleitores com apenas o ensino fundamental, Odair tem 46,2% da preferência do eleitorado. Se for analisado os números do eleitorado com o ensino médio, o candidato do DEM vê o seu desempenho cair para cerca de 38%. Por fim, entre os universitários, Odair Resende tem apenas 31,8% das intenções de voto”.

 


Leia mais sobre: Eleições 2012

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .