13 de outubro de 2024
URBANISMO

Plataforma Simplifica Goiânia amplia serviços de aprovação de projetos arquitetônicos

População poderá solicitar emissão de alvarás de modificação de projetos, com ou sem acréscimo, por meio do Portal do Contribuinte
Serviço foi disponibilizado esta semana na Capital para agilizar aprovação de projetos arquitetônicos - Foto: Secom Goiânia
Serviço foi disponibilizado esta semana na Capital para agilizar aprovação de projetos arquitetônicos - Foto: Secom Goiânia

A plataforma Simplifica Goiânia iniciou esta semana a oferta de dois novos serviços automatizados para a emissão de alvarás de modificação de projetos na Capital. Os alvarás abrangerão projetos com ou sem acréscimo.

A plataforma foi lançada em agosto de 2023  para tornar mais acessível uma série de serviços prestados pela Prefeitura de Goiânia à população. Ela promoveu a migração de processos físicos para virtuais, com tramitação e análise eletrônicas.

Com os novos serviços, o contribuinte também passará a emitir alvarás de modificação de projetos, com ou sem acréscimo, para habitações unifamiliares, geminadas e seriadas com até quatro unidades por meio do Portal do Contribuinte, na página da Prefeitura de Goiânia. A mudança passa a valer para projetos arquitetônicos já aprovados por meio do Simplifica Goiânia ou do sistema Alvará Fácil.

Além disso, a plataforma também passou por atualizações sugeridas pelos próprios contribuintes por meio do canal de atendimento via WhatsApp disponibilizado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). Lançado em maio deste ano, o canal de atendimento coloca os contribuintes em contato direto com técnicos da pasta, sanando as dúvidas e orientando os contribuintes a respeito do serviço.

O canal pode ser acessado por meio do aplicativo de mensagens através do número (62) 35246359.

Um local só e virtual

Com a plataforma Simplifica Goiânia, todo o processo para a aprovação de projetos arquitetônicos na capital, desde o uso do solo, passando pelo alvará de construção e a modificação de projetos, estão reunidos em um único local e passam a tramitar de forma totalmente virtual. Além disso, toda a análise será realizada eletronicamente utilizando inteligência artificial, por meio de um sistema que foi totalmente parametrizado às legislações urbanísticas do município.

Para acessar o serviço, o contribuinte deverá acessar o portal da Prefeitura de Goiânia na internet, em www.goiania.go.gov.br, clicar no ícone Portal do Contribuinte e fazer o login no site, informando o usuário e senha já previamente cadastrados. Caso seja o primeiro acesso do contribuinte ao sistema, basta clicar em Novo Cadastro/Redefinir Senha, informar os dados solicitados e concluir seu cadastro.


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia