15 de junho de 2025
vinicultura • atualizado em 14/05/2025 às 15:07

Pirenópolis celebra cultura do vinho com música e gastronomia na terceira edição do Wine Jazz Piri

o Wine Jazz Piri integra a agenda de eventos que fortalecem a identidade e a produção local. Evento segue até 18 de maio
Com apoio do Governo de Goiás, vinhos do Cerrado são reverenciados durante o Wine Jazz Piri. (Fotos: Goiás Turismo)
Com apoio do Governo de Goiás, vinhos do Cerrado são reverenciados durante o Wine Jazz Piri. (Fotos: Goiás Turismo)

Entre os dias 15 e 18 de maio, Pirenópolis se transforma no centro da vitivinicultura do Centro-Oeste brasileiro com a terceira edição do Wine Jazz Piri. O evento será realizado no charmoso Espaço Cultural Santa Dica, na histórica Rua da Aurora, e promete uma verdadeira imersão na cultura do vinho, com mais de 100 rótulos nacionais e internacionais, shows de jazz e experiências gastronômicas exclusivas.

Com apoio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), o Wine Jazz Piri integra a agenda de eventos que fortalecem a identidade e a produção local. “Temos que ajudar a promover iniciativas que contemplam a produção goiana como forma de atração turística, como é o caso dos produtos da Rota dos Pireneus”, afirma o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

Para o idealizador do evento, Ricardo Trick, o Wine Jazz Piri vai além da celebração cultural: “Estamos vendo evoluir a vitivinicultura em pleno Centro-Oeste, com vinhos novos e que já são reconhecidos internacionalmente. O evento também fortalece a cadeia produtiva regional, com destaque para a salumeria e os queijos artesanais”, explica.

Música e vinho sob o céu de Pirenópolis

A programação musical começa na quinta-feira (15/05), às 18h, com a abertura da Arena Wine Jazz, que este ano será montada em um quintal ambientado para receber harmonizações, espaço gastronômico e os shows de jazz. O primeiro espetáculo será com o Marcelo Maia Quarteto, às 21h.

Yasmini Guimarães ou YAS, como é conhecida, conquistou o público com a sua voz única e banda incrível. (Foto: Goiás Turismo)

Na sexta-feira (16/05), o palco será ocupado por Fabiano Chagas Quarteto e, na sequência, Yas Quarteto. O sábado (17/05) reserva uma maratona musical a partir das 14h, com Regional do Caetano, seguido de um Tributo a Nico Assunção, às 20h, e André Mols Big Band, às 22h. O encerramento do evento será no domingo (18/05), com almoço ao som da Diogo Blues Band, às 13h.

Degustações e experiências exclusivas

Paralelamente aos shows, o Wine Jazz Piri oferece uma programação intensa de degustações orientadas. Na sexta (16), a sommelier Etienne Carvalho conduz uma degustação de charutos com vinhos, às 19h30, no espaço Pílulas do Vinho.

No sábado (17), a sommelier Tati Tomain fala sobre terroir às 15h, seguida por nova degustação com Etienne às 17h30. Às 18h, Tati e Ariana Ribeiro promovem uma harmonização de vinhos com chocolates artesanais da C’Alma Chocolates. O domingo reserva uma experiência singular: o almoço Terroir Porco, com leitão caipira da raça piau, alimentado com bagaços de uva e cevada da produção local.

Parte da programação também acontece em hotéis e restaurantes da cidade. A Villa do Comendador, o Restaurante Romaria e o Tutto promovem, no sábado, experiências com rótulos da My Winery e produtos da salumeria Bottega Agrícola, da Rota dos Pireneus.

Além disso, os restaurantes Haikai, Bistrô de Fogo e Empório da Rua vão oferecer, durante os quatro dias, menus harmonizados em almoço ou jantar de múltiplas etapas.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado