29 de novembro de 2023
Série Histórica • atualizado em 07/10/2023 às 19:28

PIB de Goiás cresce 3,4% no segundo trimestre do ano

No comércio exterior, Goiás manteve superávit positivo na balança comercial durante os três meses do período de observação
PIB de Goiás cresce 3,4%. Foto: Reprodução
PIB de Goiás cresce 3,4%. Foto: Reprodução

No segundo trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás apresentou oscilação positiva de 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse resultado se deve à variação anual sem ajuste sazonal, que foi positiva em três meses da temporada.

O crescimento é impulsionado pelo crescimento da agricultura, principalmente pelos aumentos projetados na produção de soja e milho. A indústria também encerrou o trimestre positivamente graças ao impacto da atividade industrial.

Leia Também

No acumulado do ano, o produto interno bruto de Goiás manteve um crescimento positivo de 3,1 por cento, o crescimento nos últimos 12 meses foi de 4,5 por cento.

No comércio exterior, Goiás manteve superávit positivo na balança comercial durante os três meses do período de observação. A maior parte da pauta de exportação vem da soja. Os medicamentos, por outro lado, representavam a maior parcela da pauta de importações.

 No segundo trimestre de 2023, Goiás recebeu um total de 4,167 mil milhões de dólares, o que representa 44% a mais que no trimestre anterior. O estado manteve a 8ª posição entre os sindicatos que mais exportam. Por outro lado, importou US$ 1,248 bilhão, mais de 76,16% em relação ao trimestre anterior. Isso criou uma balança comercial de US$ 2,919 bilhões.

A série histórica do PIB goiano mostra que a média do primeiro semestre de 2023 foi a maior de todas as metades da série histórica, tanto com ajuste sazonal quanto sem ajuste. Quanto aos índices referentes às indústrias, destacam-se a agricultura e os serviços.


Leia mais sobre: / / / Economia / Notícias do Estado