26 de junho de 2022
Eleição polarizada

Pesquisa XP/Ipespe: Lula tem 45%; Bolsonaro, 34%; Ciro, 8% e Simone Tebet, 3% 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida com 45% das intenções de voto e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), aparece em segundo lugar, com 34%
Lula e Bolsonaro se consolidaram na liderança das pesquisas de intenção de voto (Foto: Reprodução)
Lula e Bolsonaro se consolidaram na liderança das pesquisas de intenção de voto (Foto: Reprodução)

Pesquisa divulgada pelo XP/Ipespe na manhã desta sexta-feira, 27, mostra a consolidação do cenário polarizado na disputa para a Presidência da República. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida com 45% das intenções de voto e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), aparece em segundo lugar, com 34%. 
Comparada a última pesquisa divulgada no dia 11 de maio, Lula oscilou 1% e Bolsonaro 2% sobre o levantamento anterior, ambos dentro da margem de erro, de 3,2% para mais ou para menos. Ciro Gomes (PDT) se manteve em terceiro lugar com os mesmos 8% da última leitura e a senadora Simone Tebet (MDB), que tenta o apoio do PSDB à sua pré-candidatura e oscilou 1% positivamente. Avançou de 2% para 3%. 

Veja também: Nova pesquisa do Datafolha mostra Lula com 54% dos votos válidos e Bolsonaro com 30%
O levantamento ainda contou com o nome do ex-governador João Doria (PSDB), que desistiu de participar da corrida na última segunda-feira (23), data do início do levantamento. O tucano oscilou 2% para baixo da pesquisa anterior. Caiu de 4% para 2%, também dentro da margem de erro. Dória está empatado com André Janones (Avante), que manteve os 2%. O goiano Pablo Marçal (PROS), Felipe D’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) José Maria Eymael (DC), Luciano Bivar (União Brasil) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Indecisos, brancos e nulos (3%) E não sabem ou não responderam (2%) somam 5% do eleitorado entrevistado.  

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, o ex-presidente é citado por 40% dos entrevistados. Bolsonaro aparece na sequência, com 30%, e Ciro Gomes é o terceiro colocado, com 4%. Tebet, Dória e Janones foram lembrados por 1% do eleitorado e os candidatos do Novo e do Pros foram citados, mas não atingiram 1%. Brancos e nulos (7%) e não sabem ou não responderam (16%) somam 23%.  

Continua após a publicidade

Segundo turno 
Lula mantém vantagem sobre todos os adversários nas simulações de segundo turno. Contra Bolsonaro, Lula é lembrado por 53% do eleitorado contra 35% para o atual presidente. Contra o ex-ministro Ciro Gomes, Lula tem 54% contra 25% para o pedetista e contra a senadora Tebet, o petista é lembrado por 57%, frente a 18% para a emedebista. Ciro Gomes e Simone Tebet também foram testados contra Bolsonaro. O pedetista vence, dentro da margem de erro, o presidente da República por 44% a 41%, enquanto a senadora emedebista perde, também dentro da margem de erro, para Bolsonaro. A emedebista tem 34% e o liberal 40%. 

Como citado acima, a margem de erro máxima é de 3,2% para mais ou para menos. O número se dá pela quantidade de entrevistados. Mil eleitores participaram da pesquisa que teve abrangência nacional e foi realizada entre segunda-feira (23) e quarta-feira (25). A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-07856/2022.

Veja também:

Continua após a publicidade

Bolsonaro atinge 54% de rejeição e Lula tem 33%, aponta Datafolha

Temer minimiza exigências do PSDB e impacto de pesquisa para apoio a Tebet

Bolsonaro atropelou parecer jurídico do Planalto para perdoar Daniel Silveira