21 de junho de 2024
Eleições municipais • atualizado em 08/06/2024 às 09:28

Pesquisa Serpes aponta Gomide com 60% das intenções de votos em Anápolis

Houve um crescimento de 12,8 pontos percentuais, com relação à última pesquisa, realizada em fevereiro
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Anápolis, Antônio Gomide (PT), é apontado com vantagem em pesquisa realizada pelo Instituto Serpes para o jornal Contexto, situado no município. De acordo com o levantamento, divulgado nesta sexta-feira (7), o político lidera as intenções de votos, com 60,2% no cenário estimulado.

O segundo colocado é o pré-candidato Márcio Correa (PL), que aparece com 13,7%. Na sequência, estão: José de Lima, com 4%, Eerizânia Freitas (União), com 3,7%, Leandro Ribeiro (MDB), com 2,2%, Hélio Lopes (PSDB), com 2%, Mariane Stival, com 1,2% e Lisieux Borges (PSB), com 0,6%. Os indecisos somam 6,5%, enquanto os que indicam voto em branco ou nulo marcam 6%.

Houve um crescimento significativo com relação às intenções de votos para Gomide, visto que, na pesquisa anterior, realizada entre os dias 19 e 20 de fevereiro, o pré-candidato aparecia com o percentual de 47,4%. O avanço foi de 12,8 pontos. Vale destacar que o político já foi prefeito da cidade, por dois mandatos, e vereador em quatro oportunidades.

Realizada entre os dias 1 e 3 de junho, com 600 eleitores do município, a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o nº GO-06961/2024. A aferição tem margem de erro de 4%, intervalo de confiança de 95%.

Pesquisa espontânea

Gomide também lidera a pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor deve citar o nome de sua preferência sem que nenhum nome lhe seja ofertado, porém, com o percentual de 39,2%, seguido por Márcio Correa, com 6,8%. Em seguida, estão: Eerizânia Freitas, com 2,5%, Hélio Lopes e José de Lima, empatados com 1,3% das citações, Leandro Ribeiro, com 0,7%, e Mariane Stival, com 0,2%. Os indecisos neste cenário são de 37,7% e os que apontam voto branco ou nulo marcam 10,3%.

Rejeição

Gomide lidera, também, as pesquisas referentes à rejeição. De acordo com o levantamento, está com 17,7% do público entrevistado afirmou que não votaria de jeito nenhum no político. Neste cenário, José de Lima aparece em segundo lugar, com 14,0%, seguido de Helio Lopes, com 10,3%.

Influência

A pesquisa também abordou os eleitores se eles votariam em algum candidato apoiado pelo atual prefeito do município, Roberto Naves. O percentual de 57,8% disse que não votaria e 34,5% afirmou que votaria em um nome indicado pelo gestor.


Leia mais sobre: / / / / / Anápolis / Política