Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3) mostra que, se a eleição fosse hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria no segundo turno todos os candidatos da oposição, incluindo Ronaldo Caiado (UB), nesse caso com a maior vantagem. Por outro lado, destacou o jornal Valor Econômico, para 62% dos entrevistados, Lula não deveria concorrer à reeleição. O resultado é 10 pontos percentuais a mais sobre a pesquisa anterior, realizada em janeiro.
Se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguisse se candidatar, teria empate técnico na margem de erro, com vantagem de 4 pontos percentuais para Lula. A pesquisa faz parte do levantamento divulgado na quarta-feira (2), que mostrou alta na desaprovação do governo Lula, com destaque em sua base de apoio, tais como eleitores do Nordeste.
Seis adversários vencidos
Os cenários traçados pela Genial/Quaest para uma disputa com Lula em um segundo turno envolvem seis adversários.
Lula bateria: Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e de Goiás, Ronaldo Caiado (União).

Além desses, a pesquisa incluiu o ex-influenciador Pablo Marçal (PRTB), caso ele revertesse sua inelegibilidade, e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) que foi viver nos Estados Unidos.
Maior vantagem de Lula é contra Caiado, aponta pesquisa Genial/Quaest
Quem teria a menor vantagem em relação ao presidente, de 6 pontos percentuais, seria Michelle e Tarcísio. A maior desvantagem é do governador Ronaldo Caiado, que aparece 14 pontos atrás do petista. A pesquisa foi divulgada na véspera do lançamento da pré-candidatura do governador goiano, marcada para esta sexta-feira (4) em evento na Bahia.
A pesquisa revelou um percentual de indecisos variando de 3% a 5%, e o de brancos e nulos, entre 13% (Lula x Bolsonaro) e 22% (Lula x Caiado).
Preferência pelo candidato de direita

Tarcísio, com 15%, e Michelle, com 14%, surgem empatados quando a pergunta é sobre quem deveria ser o candidato da direita, caso Bolsonaro continue inelegível. Caiado aparece em penúltimo nessa opção.
Na pesquisa espontânea, Lula tem 9% das menções, mesmo percentual registrado em janeiro, e o número de indecisos é de 80%, estável em relação a janeiro (78%).
Medo da volta de Bolsonaro
A pesquisa quis saber se o maior medo do eleitor é uma reeleição de Lula ou a volta de Bolsonaro. O resultado apontou que 44% dizem ter mais medo da volta do ex-presidente e 41% dizem ter mais medo da continuidade do presidente atual.
No bloco sobre posicionamento político e partidos, houve avaliação de “petismo e antipetismo”. A Quaest quis saber com que partido o entrevistado mais se identifica. E constatou que 57% rejeitaram todos os partidos.
Ao menos 17% dos entrevistados dizem que se identificam com o PT, 8% com o PL. Os demais aparecem com 1%. Além disso, 33% afirmaram que não têm posicionamento político. É o maior percentual.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março, e reuniu 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais, por meio de entrevistas presenciais aplicadas por meio de questionários estruturados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Leia mais sobre: Caiado tem maior desvantagem / Lula venceira todos em segundo turno hoje / Política