23 de maio de 2022
Será se melhora? • atualizado em 12/05/2022 às 09:42

Transporte coletivo é ruim ou péssimo para 47% dos goianienses, aponta pesquisa Diário de Goiás

O serviço está em processo de reformulação do sistema
Avaliação da população é que transporte coletivo tem muito o que melhorar (Foto: Jucimar de Sousa)
Avaliação da população é que transporte coletivo tem muito o que melhorar (Foto: Jucimar de Sousa)

O novo levantamento da Grupom Consultoria Empresarial, em parceria exclusiva com o Diário de Goiás, mostra que o serviço de transporte coletivo realizado em Goiânia é considerado ruim ou péssimo por 47,1% dos entrevistados. A pesquisa foi feita entre a primeira semana de dezembro e a segunda semana de fevereiro e entrevistou 3.313 pessoas. Na nota mediana, o serviço recebeu 4,1 pontos entre 0 a 10 e só não foi considerado pior do que as “creches”, que ficou com 4,0 pontos. 

A empresa pediu para que os entrevistados avaliassem por meio de notas (0 a 10) cada serviço público prestado pela Prefeitura de Goiânia. O primeiro levantamento da série foi o serviço de coleta de lixoO segundo e o terceiro mensurados foram os de iluminação pública e limpeza de ruas. Também serão mensurados policiamento e segurança, sinalização de trânsito, prédios das escolas municipais, conservação de ruas e avenidas, atendimento à saúde, assistência social, conservação de calçadas, opções de lazer e esportes e creches.

Na primeira rodada de entrevistas, o serviço de transporte coletivo recebeu 3,93 de média, tendo duas evoluções importantes nas subsequentes com 4,03 e 4,11. Na quarta etapa, que se deu na segunda semana de janeiro, no entanto, a média caiu para 3,74 retomando seu patamar mediano entre 4,13 e 4,12 nas duas rodadas feitas em fevereiro. A nota geral foi de 4,1. 

Continua após a publicidade

A Grupom fez a mensuração por região com os bairros da Região Centro-Sul recebendo 4,83 de nota mediana. Leste com 4,12 e Noroeste, com 4,02. A região Oeste recebeu a pior nota com 3,52. 

Média entre dezembro e fevereiro do transporte coletivo
Mediana do transporte coletivo por região

Na avaliação por conceito, 16,7% consideram o serviço péssimo. 30,4% avaliam o serviço como ruim. 18,3% acham que o serviço é regular. 13,2% avaliaram bem e 1,9% acreditam que o transporte coletivo é ótimo. A pesquisa foi produzida antes das mudanças do transporte coletivo da Região Metropolitana, que passa por reformulação com implementações de serviços como o Bilhete Único, o Passe Livre do Trabalhador. Atualmente, a população também vive expectativa da substituição da frota da Metrobus por ônibus elétricos. 

Avaliação conceitual do transporte coletivo

A pesquisa realizou 3.313 entrevistas entre dezembro e fevereiro de maneira quinzenal. Foram entrevistados a população de Goiânia, entre homens e mulheres. Para realizar o levantamento, a Grupom organizou questionários eletrônicos estruturados utilizando a ferramenta “Cawi”.

Continua após a publicidade