27 de maio de 2024
Segundo turno SP • atualizado em 22/10/2022 às 11:29

Pesquisa Datafolha SP aponta Haddad à frente na espontânea, e Tarcísio na estimulada

Para os votos válidos, ou seja, exceto brancos e nulos o Republicano alcança 55% e o petista, 45%
Fernando Haddad e Tarcísio Freitas. (Foto: Divulgação)
Fernando Haddad e Tarcísio Freitas. (Foto: Divulgação)

A última pesquisa Datafolha para a disputa ao governo de São Paulo, divulgada nesta quarta-feira (19), aponta um fato curioso em relação aos candidatos do segundo turno. Apesar da vantagem considerável de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) sobre o ex-prefeito da capital e candidato Fernando Haddad (PT), na pesquisa espontânea o petista aparece à frente.

No total, de acordo com a pesquisa, Tarcísio aparece com 49% das intenções de voto, contra 40% de Haddad. Para os votos válidos, ou seja, exceto brancos e nulos, o Republicano alcança 55% e o petista, 45%.

O fato curioso aparece na pesquisa espontânea, ou seja, quando os nomes dos candidatos não são citados aos entrevistados. Nesta modalidade Haddad aparece com 34% das intenções de voto, e Tarcísio soma 33%. Brancos e nulos somam 10% e não sabem ou não responderam, 18%.

Já na pesquisa estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Tarcísio lidera com 49% e Fernando Haddad, 40%. Nesta modalidade, brancos e nulos somam 8% e não responderam ou não souberam, 3%.

Metodologia

Foram ouvidas 1.806 pessoas entre os dias 17 e 19 de outubro em 74 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-01542/2022.


Leia mais sobre: / / / / Política

Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.