27 de maio de 2024
Números • atualizado em 12/01/2023 às 07:05

Pesquisa da Datafolha: 64% acredita que próximos atos golpistas serão controlados pelo governo Lula

Outro número mostra que 82% consideraram que o presidente agiu bem frente aos acontecimentos em Brasília
Lula ao lado da primeira dama Janja, da ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, e do ministro Ricardo Lewandowski. (Foto: reprodução)
Lula ao lado da primeira dama Janja, da ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, e do ministro Ricardo Lewandowski. (Foto: reprodução)

Uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada na noite desta quarta-feira (12), revelou que a maioria dos brasileiros acham que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá conter possíveis novas manifestações golpistas. Como mostra o estudo, 64% concordam com a afirmação anterior, enquanto 29% acham que ele pode vir a fracassar.

Do total, 6% não souberam avaliar a capacidade de Lula. O Datafolha informou, também, que a totalização dos dados não chega a 100% porque há arredondamentos.

A pergunta está vinculada, também, ao processo de intervenção federal na segurança do Distrito Federal, realizado por Lula após a depredação dos prédios dos três Poderes pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no último domingo (8), e inação das forças policiais locais. Essa atitude específica do petista, inclusive, foi aprovada por 82% dos entrevistados. Para 14% Lula agiu mal e 4% não souberam responder.

A pesquisa foi feita pelo instituo entre esta terça (10) e quarta (11) pelo Datafolha, onde 1.214 pessoas com mais de 16 anos foram ouvidas por telefone. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou menos.


Leia mais sobre: / Política

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.